Notícias
Aulas de lutas marciais gratuitas para estudantes e servidores
esporte
Os sensei: Ana Luiza Rodrigues (kickboxing), Vanderlei Quitete (jiu-jítsu) e Dree Carvalho (taekwondo).Fotos: Vitor Carletti
A Coordenação do Curso de Educação Física do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro retomou o projeto que oferece aulas de lutas marciais a estudantes e servidores do campus em três modalidades.
Os treinos de jiu-jítsu, kickboxing e taekwondo acontecem às quartas e sextas-feiras das 12h às 14h, no ginásio de esportes. Para se inscrever, é preciso ir à aula e apresentar a carteirinha de estudante ou a matrícula de servidor. Mesmo sem ter kimono, o aluno poderá ir aos treinos com calção e camiseta e a aluna com calça leg e uma blusa confortável.
Antes do começo da pandemia de Covid-19, o projeto chegou a ter 148 alunos, segundo o servidor e professor de judô e jiu-jítsu Vanderlei Quitete. “Agora, a gente retorna com uma vontade maior junto dos alunos que pertencem às atléticas universitárias e uma ideia deles, que já participavam deste evento comigo, quando era só judô e jiu-jítsu”, conta.
Vanderlei enumera os benefícios de se praticar o esporte “É uma arte marcial, então se pressupõe o respeito a si mesmo e ao próximo, respeito à diversidade, o respeito ao local, à família e ao colega que não é um inimigo, mas um adversário naquele momento da luta, aos pais, aos professores, melhora muito a autoestima das pessoas, aprende a se defender e ajuda na concentração e nos estudos.”
Os estudantes Dree Carvalho, do Curso Técnico em Telecomunicações, e Ana Luiza Rodrigues, do Curso Técnico em Mecânica, são os sensei de taekwondo e kickboxing, respectivamente. Os alunos do projeto, segundo os professores, estão interessados em aprender as técnicas das lutas marciais, mas que o mais importante é conseguir ensinar o respeito ao próximo, princípio que o esporte determina ao bom atleta.