CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Atlética Sheriff conquista o título de Campeã Geral da Série B do Intereng passando à Série A

Intereng 2017

Provas dos Jogos Integrados das Engenharias 2017 aconteceram em Vassouras, no Sul Fluminense, no período de 15 a19 de junho.
por Antonio Barros publicado 19/06/2017 19h48, última modificação 20/06/2017 17h03
Show image carousel Os troféus conquistados pelas equipes das engenharia do IFF.

Os troféus conquistados pelas equipes das engenharia do IFF.

A equipe do Instituto Federal Fluminense chegou ao campus às 10 horas dessa segunda-feira, 19/06, trazendo consigo um importante conjunto de troféus, em que se destaca o de Campeão Geral Série B. Acomodado em uma mesa da Coordenação de Educação Física, o conjunto foi devidamente apreciado por professores e estudantes que circulavam pelo local. Para o servidor Vanderlei Quitete, também atleta e estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFF, essa participação “foi histórica para o nosso instituto”.

Os atletas e as Cheerleaders (torcida organizada dos times) trabalharam duro para o feito de saltar da Série B para a primeira, em um curto espaço de tempo. Para se ter uma ideia, em março, a organização do Intereng publicou em sua página oficial no Facebook: “Atlética Engenharia IFFCampos - Sheriff são presença garantida em Vassouras. O objetivo: provar que são a maior do interior. Será que vão conseguir?”. Vanderlei e o coordenador da Educação Física no Campus Campos Centro, André Gonçalves ajudam a explicar a conquista:

- A gente estava treinando muito. A parte de educação física, os professores da escola dando suporte e todo mundo se doando muito, porque vários atletas jogaram, no último dia, várias modalidades – explica Vanderlei.

- A Sheriff vem num nível de seriedade, de compromisso, de responsabilidade muito grande e isso faz com que a gente se envolva dessa forma e nesse nível. Pra gente é muito gratificante abrir espaços para eles na medida do possível, a demanda da Educação Física é muito grande, mas na medida do nosso possível a gente tenta atender a essa demanda deles – comenta André.

O resultado é que o vôlei masculino, o futsal masculino, o cabo de guerra feminino, o handebol feminino foram campeões. Quando não foi o primeiro, o time esteve também no podium em todas as modalidades de que participou. Embora conte com mais atletas da Engenharia de Controle e Automação, a primeira do Instituto, a Atlética tem a participação de estudantes atletas de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica.

- Nós chegamos junto da Coordenação de Educação Física e houve o apoio de Boynard (o coordenador de Políticas Esportivas do IFF, Carlos Augusto Boynard), de André, de Vanderlei. Sem esse aporte do IFF não teríamos conseguido. O IFF tem muita tradição em esporte e temos muitos atletas que já vieram com essa bagagem desde o Ensino Médio – explica o diretor de Esportes da Sheriff, Rogério Menezes.

Em 2018, os atletas do Instituto vão estrear na almejada Série A com o devido desafio que isso representa. Atleta em três modalidades, Lívia Gonçalves Gomes indica, em seu depoimento, como poderá ser: “a gente fez quase o impossível, com muitos treinos para as apresentações de torcidas, cheeleaders, pra gente conseguir chegar a esse objetivo, que não foi nem um pouco fácil. Precisou muito da dedicação de todo mundo, mas a gente conseguiu chegar. Agora é se manter lá”.