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Alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio farão visita técnica a locais históricos
Minas
Fila e muita animação no corredor. O motivo: uma visita técnica a Minas Gerais, passando por Cordisburgo, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Belo Horizonte, Sabará, Congonhas, Ouro Preto e Mariana. O objetivo é promover o ensino prático de três momentos da história do país: Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República. Na programação, visitas a centros históricos, exploração do desenvolvimento ambiental e arqueológico brasileiro, com passagens por grutas pré-históricas, museus e praças das cidades.
A viagem será de primeiro a cinco de maio e foi programada pelas professoras Luciana Costa, de História, e Luciana Belarmindo, de Biologia. Os estudantes já fizeram suas inscrições e vão ajudar no custeio da hospedagem, com R$ 100,00 cada um. Iury Padrão, 17, faz o curso técnico de Automação e conta: "Quero conhecer Minas Gerais! Visitar os lugares históricos, ver de perto o fóssil de Luzia (a mais antiga brasileira conhecida até hoje). Acho que vai ser muito bom pra nossa formação cultural".
Após o passeio, os alunos farão trabalhos específicos de acordo com seus cursos: "A ideia é fazer com que alunos de Automação desenvolvam trabalhos a partir do que observaram com a industrialização no Brasil, por exemplo, assim como os alunos de Eletrotécnica venham a explicar como se formou a energia elétrica no nosso território, e, alunos de Edificações trabalhem a arquitetura histórica do país", explica a professora Luciana Costa.
Ela ressalta também a importância da viagem para a formação geral dos alunos, tanto no aspecto curricular, como também para agregar valores culturais e pessoais: "é muita responsabilidade levar tantos alunos, a maioria menor de idade, para uma viagem como esta. Mas sabemos da importância dessa interação para ampliação da visão de mundo do estudante, numa época tão importante da vida que é o ensino médio, de onde muitas vezes saem amizades que ficarão para sempre", observa Luciana.
Da parte das ciências biológicas, "as visitas às grutas permitirão aos alunos conhecer a comunidade biológica" e também "será uma oportunidade para discutir temas relacionados à ecologia, adaptação e evolução. característica desse ecossistema".