CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Agualusa em Aula Inaugural de Letras

Notícias

Agualusa em Aula Inaugural de Letras

O encontro no qual o renomado escritor falará sobre as literaturas de expressão portuguesa será realizado no dia 09, no auditório Cristina Bastos – Bloco D, térreo.
por admin publicado 05/09/2014 13h45, última modificação 15/12/2017 13h51

  Acontecerá, no dia 09 de setembro, às 19h, o encontro inaugural do curso de Licenciatura em Letras. Dessa vez a grande presença da noite será o escritor angolano José Eduardo Agualusa, autor de 33 títulos traduzidos em 25 idiomas e ganhador de vários prêmios, como o Prêmio de Revelação Sonangol, o Grande Prêmio de Literatura da RTP, o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco e, ainda, o renomado Prêmio de Ficção Estrangeira do Jornal inglês “The Independent" (Independent Foreign Fiction Prize) com o livro “O Vendedor de Passados”, que terá uma versão cinematográfica brasileira lançada neste semestre.

  A princípio, como diz Vania Bernardo, professora Doutora e Coordenadora adjunta do curso de Letras, o interesse era a presença de Agualusa no ENLETRARTE (Encontro Nacional de Letras e Artes), que acontece bianualmente no campus Centro do IFF. Mas, por falta de compatibilidade com a agenda do escritor, ele mesmo sugeriu uma participação em agosto ou setembro, momento em que já estaria no Brasil. A participação de Agualusa será voltada para o curso de Letras e a pós Graduação lato sensu de Literatura, Memória Cultural e Sociedade, além de toda a comunidade acadêmica do entorno. “A ficção (e também a trajetória pessoal) de José Eduardo representa a síntese da nossa proposta, uma vez que seus personagens transitam, diatopicamente, nos espaços do Brasil, de Portugal e de Angola.”, comenta Vania.

  O título da Aula Inaugural, sugerido pelo próprio Agualusa, será “As viagens da Língua Portuguesa”. Na aula, o escritor falará sobre seu trabalho no espaço global da língua. “Tenho certeza de que testificaremos o valor cultural da sua produção literária. Bom lembrar que, não apenas seus romances, mas suas crônicas e peças teatrais o têm levado a ser reconhecido pela imprensa internacional como ‘uma das vozes mais inventivas provenientes da África hoje’.”, encerra a professora.

 

 

Para saber mais sobre o escritor acesse seu site oficial.