CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Abertas as inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Abertas as inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul

por Comunicação Social do Campus Campos Centro/Ministério da Educação publicado 12/09/2018 15h32, última modificação 12/09/2018 15h32

Alunos do 1.º ou do 2.º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado de todas as escolas públicas do Brasil já podem se candidatar a uma das 27 vagas da quinta edição do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Quem quiser representar o Brasil no Mercosul durante dois anos deve elaborar um projeto com a orientação de um professor e enviá-lo até o dia 09 de setembro para o e-mail ai@mec.gov.br

O programa é promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), e tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil por meio da implementação de projetos que tenham como foco fortalecer os jovens nas escolas e que visem minimizar problemas do cotidiano escolar.

Os projetos apresentados passarão por uma seleção inicial e os melhores serão divulgados no portal do PJM. Em seguida, será realizada uma eleição nacional e todos os jovens matriculados no ensino médio poderão votar e eleger seus representantes. Os mais votados representarão o Brasil durante o encontro internacional e durante qualquer evento ou encontro nacional e internacional. Na primeira edição foram 81 jovens concorrendo as 27 vagas; já na última, concorreram 108 jovens e 32.310 participaram indiretamente elegendo seus representantes.

O regulamento e o caderno de orientações para elaboração do projeto estão disponíveis no Portal do PMJ.