Notícias
Abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias
Pós-Graduação
O curso é dirigido a graduados em licenciatura, bacharelado e/ou formação tecnológica, em formações obtidas em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem estar alinhados com a área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU. São elas: "I - Tecnologia, Concepção e Análise; e II -Tecnologia, Gestão e Produção".
O Processo Seletivo será constituído de 4 (quatro) etapas obrigatórias: Prova de Conhecimentos Específicos (caráter eliminatório e/ou classificatório); Análise da Documentação Solicitada (caráter eliminatório); Análise de Currículo (caráter classificatório; Arguição Oral (caráter eliminatório e classificatório). A primeira etapa vai ser realizada em 16 de julho e o resultado final do processo seletivo sairá no dia 04 de setembro. A aula inaugural será no dia 12 de setembro.
O curso, oferecido pelo IFF Campus Campos Centro, iniciou suas atividades em setembro de 2019. Os mestrandos João Luiz Silva e Mayara Cristina Pereira Leite dos Reis, da segunda turma, falam um pouco sobre o curso e de suas experiências pessoais.
Depoimentos - "O MPAUT é um programa de pós-graduação focado em Tecnologias para AU (Arquitetura e Urbanismo) que, embora muitos possam considerar direcionado apenas às tecnologias digitais ou das Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), abrange um escopo mais amplo. Durante o curso, os mestrandos podem também se concentrar em pesquisas relacionadas às tecnologias sociais, explorando possibilidades de transformações críticas não apenas no âmbito físico-espacial, mas também em termos culturais, políticos e sociais. Ao concluir o curso, os mestrandos têm diversas opções de carreira. Eles podem seguir a profissão escolhida, como arquitetura e urbanismo, engenharia civil ou áreas correlatas, aplicando na prática as habilidades e conhecimentos adquiridos. Além disso, podem optar pela área acadêmica, prosseguindo com um doutorado e/ou contribuindo para a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior - sejam elas públicas ou privadas. Isso fortalece a formação de outros futuros profissionais e promove uma maior integração entre teoria e prática." - explica Mayara.
Aluno da terceira turma, João Luiz Silva,tem foco na temática de inclusão e diversidade. "O meu objetivo é investigar como a arquitetura pode promover espaços mais inclusivos, acessíveis e democráticos para as diferentes pessoas. O mestrado tem sido uma experiência muito enriquecedora e desafiadora para mim. Ele me proporcionou um aprofundamento e uma atualização dos conhecimentos que eu adquiri na graduação (Arquitetura e Urbanismo no IFF), visto ter formado em 2014, além de uma ampliação do meu repertório teórico e prático. Ele também me estimulou a desenvolver habilidades de pesquisa, análise e comunicação, essenciais para a produção de conhecimento científico. Os meus planos para o futuro, após finalizar o mestrado, são de continuar atuando como pesquisador e atuar como docente do Ensino Superior. Por isso, tenho interesse em fazer um doutorado para aprofundar ainda mais os meus estudos sobre a inclusão e a diversidade e explorar novas abordagens teóricas e metodológicas"- detalha João.
Veja AQUI o edital com todas as informações e como se inscrever.