Notícias
1ª Colação de Grau Virtual dos Cursos Técnicos acontece de 18 a 26 de agosto
IFF Campos Centro
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro vai realizar de 18 a 26 de agosto a 1ª Colação de Grau Virtual da história dos Cursos Técnicos. As cerimônias serão realizadas online por causa da pandemia do novo coronavírus e da obrigatoriedade de se cumprir o distanciamento social como medida de combate à Covid-19.
Para participar, alunos e familiares devem acessar o canal do Núcleo de Imagens do IFF Campos Centro no YouTube. Todas as quatro transmissões irão começar a partir das 19h. As cerimônias serão conduzidas pela coordenadora do Registro Acadêmico do campus Florencia Neves com a participação do diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques.
Florencia destaca que o desejo era fazer a formatura de maneira presencial, mas a pandemia impôs essa restrição. "Pensamos que era melhor realizar de maneira remota até para que os alunos consigam obter o diploma e a posterior inserção no mercado de trabalho", explica.
A colação de grau dos alunos dos Cursos Técnicos de Eletrotécnica, Química e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) será no dia 18 de agosto. Os estudantes da Mecânica colam grau um dia depois. Os que estão concluindo os cursos de Telecomunicações, Informática, Automação e Segurança do Trabalho irão participar da cerimônia no dia 25 de agosto. E para encerrar a 1ª Colação de Grau Virtual do Cursos Técnicos, os alunos de Edificações e Estradas serão oficialmente reconhecidos profissionais da área no dia 26 de agosto.
Florencia informou que os alunos irão receber pelo e-mail uma certidão de conclusão do curso e que será agendado o atendimento presencial para a assinatura e retirada do diploma.
Ansiedade
Para o aluno do Curso Técnico de Edificações Leandro Carvalho Pinto Filho, a colação virtual não era o que os colegas da sua turma estavam esperando, mas entende o momento. "Até para poder adiantar e não ter nenhum problema caso venha a necessitar do diploma para um futuro serviço, no final decidiu que optaríamos participar da formatura virtual", disse.
O estudante de Eletrotécnica Cassiano Santana também entende a necessidade de se cumprir o distanciamento social. "Confesso que fiquei preocupado visto que não é todo dia que se tem uma colação de grau virtual. Mas entendendo que com essa pandemia fica impossível fazer colação de grau presencial e com a tecnologia nos dando novos caminhos fica a ansiedade para que esse dia chegue logo. Será, para mim, uma excelente experiência. Claro que gostaria de estar juntos com os colegas de sala, professores, coordenadores e amigos conquistados ao longo do curso, todavia com essa impossibilidade só tenho a agradecer ao IFF por tudo", disse.