Notícias
IFF Campus Avançado Cambuci realiza Semana do Alimento Orgânico e do Meio Ambiente
Evento
O Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci realizou, no dia 08 de junho, a Semana do Alimento Orgânico e do Meio Ambiente: Produtos Orgânicos, Saudáveis por Natureza. Organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), o evento recebeu aproximadamente 300 pessoas, entre servidores e estudantes do campus, além de professores e alunos do 8º e 9º anos de escolas públicas e privadas de Cambuci e São Fidélis.
A programação, realizada durante a manhã, contou com uma palestra sobre produtos orgânicos, ministrada pelos alunos egressos Rodrigo Defante e Dinah Macieira; e oficinas sobre diversas temáticas, como vermicompostagem, compostagem, plantas medicinais e aromáticas e a importância das abelhas para o meio ambiente. A programação cultural ficou por conta da Banda Rock in Roça.
Segundo o diretor de ensino do Campus Avançado Cambuci, Reynaldo Tancredo Amim, o evento contribuiu para divulgar a importância dos alimentos orgânicos e agroecológicos para a população da região, demonstrando algumas técnicas de produção desses alimentos, que contribuem para a sustentabilidade. “Além disso, eventos desse tipo divulgam o trabalho desenvolvido pelos servidores e estudantes no campus, possibilitando que os alunos de escolas da região conheçam mais sobre os cursos aqui ofertados”, avaliou.
A coordenadora do NEA do IFF Cambuci, Marize Bastos de Matos, destaca que “este tipo de atividade é muito relevante para difundir os conceitos de agroecologia, meio ambiente e alimentação orgânica, principalmente para crianças e adolescentes que podem levar os conhecimentos adquiridos e incentivar seus pais e familiares”.
A estudante Majur Zeferino Jardim considera o evento necessário, pois “possibilitou o acesso de pessoas de outras escolas ao campus, promovendo a conscientização sobre alimentos orgânicos e alimentação livre de agrotóxicos, proteção de abelhas e a importância delas para a saúde das pessoas”. Ela aprovou as oficinas e destacou os aprendizados a respeito os impactos dos processos ali apresentados na vida das pessoas.
Ao final do evento os participantes receberam mudas de suculentas e de plantas medicinais diversas, como hortelã, hortelã-pimenta, poejo, boldo e erva-cidreira.