CAMPUS CABO FRIO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Cabo Frio > Notícias > II Encontro discute rumos da EPT

II Encontro discute rumos da EPT

O II Encontro de Educação Profissional e Tecnológica da Região dos Lagos avaliou os rumos da educação profissional na região.
por Mônica Athayde Gonçalves publicado 04/12/2015 14h39, última modificação 04/12/2015 15h38

Durante três dias foram discutidas as políticas públicas implementadas nos Institutos Federais, delineadas nas ações afirmativas, na proposta vertical do ensino e no novo plano nacional de educação. O evento recebeu nomes de estudiosos da educação profissional como Gaudêncio Frigotto e Dante Moura. Ambos analisaram a relevância da educação profissional e seus impactos na sociedade. Também foram discutidas as questões acadêmicas e administrativas dos IF´s, suas dificuldades e soluções.

Além das palestras, foram apresentados trabalhos de servidores e alunos e o "espaço de diálogos" desenvolveu a proposta de troca de conhecimento a partir da apresentação dos trabalhos.

Para a comissão organizadora do Encontro, o saldo foi muito positivo em virtude da ampliação do diálogo entre as instituições, além da possibilidade de multiplicar ideias e experiências. Segundo o professor do IFRJ e membro da Comissão Organizadora, Marcelo Japiassú, "o evento foi muito exitoso porque a sua estrutura foi pensada para expandir as "trocas" intelectuais, de pesquisa e de análise do ensino profissional na região. Além disso, conseguimos proporcionar aos participantes palestras de pessoas de renome nacional, referência na questão das políticas educacionais referentes ao Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Brasil", ressalta.

O intuito é que o Encontro ocorra todos os anos mantendo a importância da reflexão acerca do processo educacional aplicado nos Institutos, com as avaliações sobre as práticas pedagógicas, da formação docente e da gestão acadêmica.

(Publicada em 27/05/2015)