Notícias
IFFluminense e Enel Brasil inauguram "planta solar" para geração de energia renovável
Energia solar
O IFFluminense e a Enel Brasil inauguraram o módulo de avaliação solar, localizado no campus Cabo Frio, com a presença do reitor eleito, Jeferson Azevedo e do presidente da Enel Brasil, Marcelo Llévenes, além de diretores da Instituição e representantes da empresa.
A partir da utilização de sete tipos de tecnologias , o objetivo do projeto é identificar qual dos módulos é mais eficiente na obtenção do rendimento de geração solar fotovoltaica. Os módulos também têm a capacidade para medir a temperatura, chuvas, direção e velocidade do vento, para posteriormente, analisar o desempenho de cada painel.
Com investimento de cerca de um milhão de reais, o intuito é que a energia gerada pela chamada "planta solar", além de gerar pesquisas acadêmicas para a Instituição, forneça uma parte dessa energia para abastecimento do campus.
Segundo Jefferson, esta cooperação é de extrema importância porque amplia as oportunidades de desenvolver e experimentar energias renováveis. "É necessário apresentar alternativas energéticas a fim de contribuir para uma sociedade mais sustentável", completa.
Existem apenas oito módulos similares em vários municípios no Brasil e o do campus Cabo Frio é o quarto a ser inaugurado.