Notícias
Feira de Ciências movimenta o campus na semana nacional de ciência e tecnologia
Feira de Ciências
A Direção de Pesquisa e Extensão do campus promoveu uma Feira de Ciências como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema este ano foi Ciência Alimentando o Brasil. Foram apresentados trabalhos de pesquisa e extensão realizados por professores e alunos da Instituição, para cerca de 200 alunos de escolas da região.
O objetivo do evento foi de realizar atividades de divulgação científica e tecnológica para comunidade, aproximando e motivando a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos.
Além disso, a Feira de Ciências cria oportunidade para que estudantes do ensino médio, técnico e de cursos de licenciatura possam mostrar seu potencial investigativo e inventivo nas mais diversas áreas do conhecimento. Promove ainda, o intercâmbio entre estudantes e professores de diferentes instituições de ensino da Região dos Lagos.
Segundo o Diretor de pesquisa e extensão, Manildo Marcião, a divulgação científica nos ajuda a entender como se constrói a ciência e sua importância para a sociedade. "Eventos dessa natureza despertam a curiosidade e despertam o interesse pelo conhecimento," resume Manildo.
A feira contou com a apresentação de experimentos dos alunos dos cursos técnicos integrados de Hospedagem e Petróleo e Gás, dos cursos técnicos de Cozinha, Química e Eletromecânica e das Licenciaturas em Biologia, Física e Química; visitação aos laboratórios do campus; observação astronômica, além da exposição do trailer da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) que apresentou a importância do monitoramento de microalgas nocivas como forma de proteger a maricultura na região.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e comunicações (MCTIC), é realizada nacionalmente desde 2004. Para sua realização, o MCTIC conta a colaboração de ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de pesquisa, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais, em especial, secretarias de Ciência e Tecnologia e da Educação.