Notícias
Campus amplia ações de prevenção ao mosquito aedes aegypti
ZIKA ZERO
A coordenação de Atendimento Multidisciplinar em conjunto com a equipe de saúde do campus Cabo Frio, deram continuidade a campanha de prevenção ao mosquito aedes aegypti, promovendo ações dentro e fora do campus. Na semana passada, durante uma visita à comunidade rural de São Jacinto, onde desenvolvem um projeto de extensão ligado ao Núcleo de Gênero, apresentaram uma palestra sobre a necessidade de prevenção e tiraram dúvidas sobre a doença, seus sintomas e como evitar a proliferação do mosquito.
Nessa semana utilizaram um stand, distribuindo materiais com informações sobre a campanha, tirando dúvidas e atraindo a atenção dos estudantes com uma abordagem lúdica da prevenção.
Segundo a pedagoga Mônica Fiúza, para atrair a atenção dos jovens a equipe utilizou um material no qual os estudantes pudessem "interagir" com a informação, realizando uma brincadeira e apreendendo o conteúdo e a importância da prevenção. "Com essa informação interativa conseguimos mobilizar todas as pessoas do campus, complementa Mônica. "A utilização de um display para tirar fotos e de plaquinhas com palavras-chaves ligadas à campanha foi um enorme sucesso porque conseguimos envolver os alunos e transformá-los em potenciais multiplicadores da informação, complementa a técnica de enfermagem, Joilma Nogueira.
A próxima etapa é levar essa estrutura de informação para escolas particulares e públicas da região, e, com a ajuda dos alunos, aumentar a disseminação da campanha Zika Zero.