CAMPUS CABO FRIO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Cabo Frio > Notícias > Campus Cabo Frio sedia curso de capacitação em energia fotovoltaica para professores da Rede Federal

Notícias

Campus Cabo Frio sedia curso de capacitação em energia fotovoltaica para professores da Rede Federal

Capacitação

Servidores da Rede Federal participaram de um curso sobre energia solar fotovoltaica no Campus Cabo Frio.
por Comunicação Social campus Cabo Frio publicado 18/08/2017 15h58, última modificação 18/08/2017 15h58

   O Campus Cabo Frio sediou, durante toda a semana, um curso em energia solar fotovoltaica para 25 professores da rede federal. O curso de instalador solar fotovoltaico foi ministrado pelo professor Lucas Nascimento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e faz parte de um convênio da SETEC/MEC com a empresa governamental alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ.

   O objetivo do curso é capacitar servidores ligados ao eixo de controle e processos industriais para popularizar a utilização da energia solar por meio da tecnologia fotovoltaica e, difundir e ampliar o investimento em energias renováveis. Além disso, o curso visa formar multiplicadores nesta área, para propagação do conhecimento nos Institutos.

   O curso foi ministrado no Campus Cabo Frio porque já tem desenvolvido ações e investido em estruturas que comportam o estudo e análise dessa tecnologia com a promoção de atividades e projetos voltados para o tema: palestras sobre o M.A. fotovoltaico (direcionada para diretores das escolas públicas), exposição do barco solar, apresentação de equipamentos automatizados e visita a mini usina fotovoltaica ( para comunidade interna e externa).

   Quatro professores do IFFluminense estão participando do curso. O professor Rodrigo Fernandes, atualmente gerente de oportunidades de negócio do Polo de Inovação, ressalta que a próxima etapa é oferecer cursos para capacitar outros servidores, e assim ofertar cursos na área de energia solar fotovoltaica na Instituição, além de ampliar as pesquisas do Polo.

   Para o diretor do campus, Victor Saraiva, essa iniciativa tem como objetivo fomentar projetos e qualificar profissionais para implementar a tecnologia fotovoltaica e ampliar a discussão sobre o uso racional dos recursos naturais na Região dos Lagos.

   O representante da empresa GIZ, Jörgdieter Anhalt, diz que o curso faz parte de um convênio entre os Governos alemão e brasileiro na área de energia renovável. É composto de três módulos que compreendem desde a capacitação básica – instalador/montador – até o projetista de sistemas, com capacidade de desenvolver todo um projeto. “A empresa realiza os treinamentos, organiza material didático e contrata os professores e o Governo brasileiro oferece a infraestrutura para a manutenção do curso.”, explica Anhalt.

   O planejamento para o campus é, em breve, organizar cursos para os servidores interessados e assim oferecer cursos de formação inicial e continuada.