CAMPUS CABO FRIO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Cabo Frio > Notícias > CAMPUS CABO FRIO RECEBE FINANCIAMENTO

Notícias

CAMPUS CABO FRIO RECEBE FINANCIAMENTO

Com o financiamento o Campus vai oferecer cursos de formação para os pescadores da região das Baixadas Litorâneas em diversos setores.
por Mônica Athayde Gonçalves publicado 06/11/2015 15h37, última modificação 06/11/2015 15h37

O campus Cabo Frio recebeu do SETEC/MEC a liberação de recursos para desenvolver um projeto voltado ao setor pesqueiro. Assim, a partir do segundo semestre, o campus irá promover cursos de formação com o objetivo de capacitar pescadores e seus familiares promovendo uma profissionalização no setor de pesca artesanal. A aprovação do projeto desenvolvido pelos professores Adriana e Bernardo Marcussi se relaciona com as metas do SETEC/MEC estabelecidas através da Política de Formação Humana na área de Pesca marinha e continental e aqüicultura familiar. Essas metas buscam contribuir para a sustentabilidade da pesca, apoiando, principalmente, os pequenos pescadores e seus familiares na geração da educação de base e profissional e, também, na transferência de tecnologia.

Seguindo este parâmetro serão implantados cursos que atendam os pescadores em suas necessidades mais imediatas, como: noções de mecânica a diesel; noções de transmissão de barcos; processamento, conservação, higiene e qualidade de pescados; navegação por instrumentos (GPS) e artesanato. Esses cursos foram selecionados a partir de uma pesquisa realizada pela equipe responsável pelo projeto que diagnosticou as demandas e carências de comunidades de pescadores dos municípios de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia.

Dessa forma, pretende-se qualificar o pescador e seus familiares ensinando competências e habilidades que os ajudem a superar os obstáculos característicos do seu cotidiano, quer seja na resolução de problemas intrínsecos à atividade de pesca, quer seja na proposição de alternativas capazes de gerar fontes significativas de trabalho e renda.

Segundo a professora responsável, Adriana Marcussi, a aprovação do projeto detecta a importância da pesquisa aplicada para a região porque apresenta um resultado mais imediato para o público-alvo, que são os pescadores artesanais. Ela também ressalta que os cursos serão oferecidos a todos os pescadores interessados, independente da região a qual pertence.

Entre 03 e 07 de agosto terá início o primeiro curso de Boas Práticas para serviços de alimentação – que visa orientar a preparação e a conservação de alimentos, segundo princípios higiênicos, e tem como foco o festival gastronômico da Gamboa, que ocorrerá no final de agosto e terá pratos a base de pescados. As aulas serão na escola municipal Elicea da Silveira, no bairro da Gamboa.

Os outros cursos serão ministrados pelos profissionais do campus em cooperação com professores do IF Rio de Janeiro e ocorrerão no campus Cabo Frio e nas colônias de pescadores da região.

(Publicado originalmente em 23/07/2009)