Notícias
Campus Cabo Frio realiza segunda edição do IFF na Feira
Cursos
O Campus Cabo Frio realizou, no último sábado, a segunda edição do IFF NA FEIRA, promovida pelos professores do curso de Gastronomia do campus.
Durante uma feira, na praça central do município de Búzios, o projeto realizou palestras, abordagens artísticas e alimentos diferenciados, como as plantas alimentícias não convencionais (PANC´s), apresentando assim, alternativas e novas possibilidades de alimentação e ao desperdício alimentar.
O IFF na Feira é um projeto de extensão que tem como objetivo fomentar o pensamento crítico nas questões relacionadas a cadeia produtiva local e o papel da sociedade nesse processo, a partir de assuntos relacionados a segurança alimentar, e envolveu servidores e alunos do campus.
Segundo o professor e organizador do IFF na Feira, Wellington Santos, o evento aborda a gastronomia como viés acadêmico, tornando-a acessível ao público, alunos, feirantes e frequentadores da feira, além de apresentar as pesquisas desenvolvidas no campus. "Os envolvidos na ação entendem que a produção agrícola, bem como a atividade pesqueira, possui grande relevância na história da região e, por esse motivo, a cultura alimentar local deve ser preservada e valorizada", explica Wellington.
Assim, O projeto IFF NA FEIRA pretende se consolidar como ferramenta transformadora que trará a luz discussões que permeiam a cadeia de produção e transporte dos alimentos até o consumo consciente e, posterior tratamento adequado e sustentável do resíduo gerado.
Para o diretor do campus, Victor Saraiva, essa ação é muito relevante porque consegue realizar uma integração efetiva da Instituição junto à comunidade. "Aproveito para agradecer a iniciativa dos professores e estudantes, que, nesse momento de dificuldade orçamentária, contribuíram para que fosse possível manter o projeto.", ressalta Victor.
O intuito é que o evento seja anual e colabore para estreitar as relações entre a sociedade e a instituição, transformando alunos, professores, feirantes e demais frequentadores em agentes multiplicadores das questões discutidas e, assim, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária.