CAMPUS CABO FRIO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Cabo Frio > Notícias > Campus Cabo Frio realiza reunião com produtores rurais para aquisição de gêneros alimentícios

Notícias

Campus Cabo Frio realiza reunião com produtores rurais para aquisição de gêneros alimentícios

Aquisição de alimentos

Em uma ação conjunta com a Prefeitura do município de Cabo Frio, representantes do campus realizaram uma reunião para orientar os agricultores para a chamada pública.
por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 24/08/2021 16h25, última modificação 24/08/2021 16h25

   Os diretores do Campus Cabo Frio, Victor Saraiva e Joilton Mendes, e representantes da da Secretaria Municipal de Educação e Agricultura e Pesca do município se reuniram com os produtores rurais da região, no Parque de Exposição de Tamoios, para orientar e esclarecer as dúvidas sobre os procedimentos para participar da chamada pública para aquisição de alimentos. Ambos irão adquirir alimentos dos agricultores familiares para a merenda escolar. Participaram da reunião produtores da região, quilombolas e a associação dos agricultores.

    Segundo Joilton Mendes, o objetivo da reunião é estimular a produção rural local, fortalecendo os arranjos produtivos locais. 

     A chamada pública é direcionada para o agricultor familiar e empreendedor familiar rural que estejam adequados às seguintes exigências: 

  - Fornecedores Individuais: Agricultores Familiares não organizados em grupos, detentores da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Física); 

   - Agricultores familiares organizados em grupos informais detentores da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Física de cada agricultor); 

   - Grupos Formais: Agricultores familiares organizados em grupos formais (cooperativas e associações) detentores da Declaração de Aptidão ao Programa   Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Jurídica).

   A aquisição da agricultura familiar para a alimentação escolar está regulamentada pela Resolução CD/ FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013, (atualizada pela Resolução CD/FNDE nº Resolução n⁰6 de 08 de maio de 2020), que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.   

  O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que orienta a compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.