CAMPUS CABO FRIO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Cabo Frio > Notícias > Campus Cabo Frio promove projeto para integração da comunidade quilombola da Região dos Lagos

Pesquisa, Extensão e Inovação

O projeto é uma parceria entre o Campus Cabo Frio, Estado e o município de Cabo Frio.
por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 25/02/2021 19h04, última modificação 25/02/2021 19h04

O Campus Cabo Frio, a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista (Cabo Frio) e o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do RJ (ITERJ) fizeram uma cooperação técnica para desenvolver ações e cursos para as comunidades quilombolas da Região dos Lagos.  O projeto será executado contando com a atuação dos docentes e técnico-administrativos do Campus Cabo Frio, docentes da Escola Municipal Nilo Batista e do ITERJ.

O projeto intitulado: Comunidades Remanescentes de Quilombos da Região dos Lagos: Terra, Renda, Cultura e Educação, é constituído por diversas ações, desde cursos de formação profissional para a comunidade até parcerias para desenvolvimento de projetos de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Uma delas é a integração entre as áreas de gastronomia, turismo, gestão e agricultura nas comunidades Quilombola, e, de acordo com as demandas indicadas, serão desenvolvidos cursos de capacitação profissional, desenvolvimento da agricultura familiar e o resgate da História e Cultura Afro-Brasileira.

O projeto teve início em dezembro de 2020 com 1º Encontro Virtual de Atividades de Extensão para Quilombolas da Região dos Lagos. A reunião foi direcionada às lideranças das comunidades e teve como pauta a atualização das informações, divulgação e discussão da programação para 2021.

A Coordenação de Formação Integral, Inclusão e Diversidade e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus também colaboram com o projeto e realizaram, durante essa semana (23/2 a 25/2), um curso de capacitação para os docentes para aplicação dos conteúdos relacionados à Educação das Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A perspectiva do Minicurso “Relações Étnico-Raciais e a Escola” é a de considerar a diversidade cultural como um legado social e político dos povos que conformaram o Estado nacional brasileiro, orientando a positivação de suas presenças a partir da recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais, no que tange à Educação para os Direitos Humanos.

Um segundo Minicurso, intitulado “História e Cultura Quilombolas”, será ofertado a todos os servidores do Campus Cabo Frio, de 20/03 a 24/04/2021. Este minicurso será ministrado por um representante de cada uma das dez comunidades Quilombolas da Região dos Lagos.

Segundo o diretor do campus, Victor Saraiva, esse projeto reafirma o compromisso do IFFluminense com as comunidades da Região dos Lagos, resgata a história da nossa região e reafirma a importância a da educação na diminuição das desigualdades sociais.

O maior objetivo deste convênio e das formações oferecidas, no entanto, é colaborar para elevação da qualidade de vida, para a valorização da cultura e para sustentabilidade social e econômica dos membros das comunidades Quilombolas da Região dos Lagos, através da valorização dos saberes locais e oferta de oportunidades educacionais inclusivas, com foco na geração de emprego e renda dessas populações econômica e sociopoliticamente vulneráveis.