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Campus Cabo Frio cria grupo de trabalho para política de bem estar do servidor
Qualidade de vida no trabalho
O projeto já é desenvolvido no campus desde abril de 2017, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e foi responsável por inúmeras ações de levantamento de dados, parcerias com órgãos de saúde em nível municipal, estadual e federal, além de ações de mobilização interna, como campanhas e atividades para a saúde do servidor.
A proposta do grupo de trabalho, que é formado por servidores técnicos administrativos, com representação por setores, corpo docente e funcionários terceirizados, tem o objetivo de discutir as diretrizes do programa, assim como colaborar para seu aperfeiçoamento.
Nessa primeira reunião, foi explicado ao grupo de trabalho, a importância de se construir o bem estar individual e coletivo dos servidores, terceirizados e estagiários do campus Cabo Frio, desenvolvendo ações que gerem um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo voltado para a valorização do servidor e a prevenção de riscos para saúde e segurança promovendo saúde física, emocional, social, profissional, financeira e intelectual. Também foram avaliadas as atividades realizadas e a proposição de um levantamento sobre as demandas dos servidores e terceirizados, sempre com foco na qualidade de vida no trabalho.
A equipe responsável pelo Programa de Qualidade de Vida no Trabalho - QVT no campus Cabo Frio é composta pelos servidores Mitz Ferreira (Coordenadora da Parceira FIOCRUZ), Michael Paisante (Membro da Equipe cedido pela FIOCRUZ), e pelo diretor de administração e coordenador do parceiro IFFluminense – Campus Cabo Frio, Jorge Diniz.
Segundo a equipe, a implantação do programa está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2020), dentro da Política de Bem Estar no servidor que pretende "estabelecer e implementar as diretrizes as ações voltadas a promover a Qualidade de Vida no Trabalho, permitindo que se estabeleçam relações positivas e que contribuam para a autonomia, autoaceitação e crescimento pessoal, considerando-se a equidade e a universalidade de direitos e benefícios, a uniformização de procedimentos,a otimização de recursos e a implementação de medidas que produzam impacto positivo na saúde e qualidade de vida de seus servidores."
Entende-se por qualidade de vida no trabalho como "o conjunto de ações de uma Organização que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho." (Albuquerque e França - 1998).