O curso de bacharelado confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional.
O Engenheiro Mecânico é um profissional com uma formação multidisciplinar baseada nas áreas de construção mecânica, processos de fabricação e instalações mecânicas, além de conhecimentos sólidos nas áreas básicas tais como física e matemática. Além da capacidade técnica este profissional é capaz de gerir recursos técnicos, humanos, energéticos atendendo às demandas da sociedade, sempre levando em consideração as implicações econômicas, legais, sociais, ecológicas e éticas envolvidas nos projetos de engenharia possuindo capacidade crítica e criativa que o permite profissional em engenharia mecânica buscar soluções inovadoras e o aprendizado contínuo.
Os Cursos de Licenciatura têm como objetivo formar profissionais aptos a atuar no magistério da educação básica.
É capacitado a atuar na Educação Básica e apto à continuidade da vida acadêmica através de ingresso em programas de pós-graduação. Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo. Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
O Licenciado em Física, ou Físico, é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, é capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e sempre está preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Ocupa-se com a formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins, além de poder coordenar atividades de popularização da Física. É capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, como livros didáticos, CDs, vídeos, programas de computadores, etc.
O Licenciado em Química, ou Químico, pode dedicar-se à pesquisa acadêmica, que visa a geração de novos conhecimentos, materiais didáticos e metodologias. Pode também, atuar em ensaios e pesquisas em geral, pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos, análise química e físico-química, químico-biológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade. Além disso, pode atuar na direção, supervisão, programação, coordenação, orientação, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, vistoria e elaboração de pareceres das atividades mencionadas.
Essa forma de oferta tem como característica o estudo aprofundado de uma determinada área.
O curso é estruturado em semestres/períodos que permitem uma certificação intermediária para a rápida inclusão do discente no mercado de trabalho, proporcionando uma integração melhor entre teoria e prática. O primeiro e segundo semestres visam desenvolver no estudante as competências relacionadas com habilidades básicas em gastronomia. No final do segundo semestre o discente receberá a certificação referente a Habilidade Básicas em Gastronomia. No terceiro semestre serão desenvolvidas as competências com foco no setor de alimentos e bebidas, especialmente no setor de sala e bar, possibilitando a emissão de um certificado de Assistente de Serviços de Sala e Bar. Atendendo a demanda local de crescimento do setor de eventos em meios de hospedagem o quarto semestre trabalhará as competências pertinentes à formação de um Assistente de Eventos, que será a terceira certificação emitida no curso. Ao final do quinto semestre será conferido o diploma de Tecnólogo em Gastronomia.
O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria estará habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao setor de Hospedagem. Seus conhecimentos tecnológicos advindos das competências adquiridas permitem: exercer julgamento da melhor solução em avaliação de riscos; propor modelos de gestão inovadores; subsidiar a implantação de projetos de melhoria contínua, proceder estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial de empreendimentos; participar de estudos ligados ao mercado turístico e administrar pequenos e médios empreendimentos hoteleiros com meios para a obtenção de eficácia. Sua preparação para atuação no mercado está voltada para a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.