Notícias
Servidores participam de reunião para discutir Plano de Ação Anual 2021
Campus Bom Jesus
O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana começou a planejar as ações estratégicas da unidade para o próximo ano. Com o objetivo de incentivar a participação dos servidores na construção do Plano de Ação Anual 2021 (PAA), os gestores realizaram uma reunião com os técnico-administrativos em educação nesta segunda-feira, dia 03 de agosto. Na ocasião, também foram repassados outros informes e a psicóloga Viviane Lopes conversou com os participantes sobre cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia.
O PAA é um instrumento de planejamento que visa formalizar e nortear as ações estratégicas do campus para o período de um ano. Segundo o diretor de Planejamento do IFF Bom Jesus, Rafael Almeida, o PAA 2021 vai servir como base para possibilitar prever e direcionar os recursos disponíveis no Plano Anual de Contratações (PAC), documento que consolida as informações de planejamento de contratações para itens de custeio e de investimento.
A elaboração do PAA deve estar alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFF e deve promover a discussão de todos os segmentos para a coleta de sugestões e estabelecimento de um diálogo sobre as questões estratégicas e prioritárias do campus. Além disso, a construção colaborativa dá transparência ao processo de elaboração, proporcionando legalidade e legitimidade ao Plano. “A participação dos servidores na elaboração do PAA é importantíssima, pois neste momento de planejamento de objetivos e ações estratégicas do campus é quando vamos definir o fluxo do trabalho para o ano de 2021, influenciando diretamente o trabalho de todos”, afirma Rafael. Os servidores podem enviar sugestões até a próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, para o e-mail planejamento.bomjesus@iff.edu.br.
O diretor-geral, Leandro Pereira, também reforçou a importância da atuação e planejamento coletivo e destacou que, mesmo durante o período de pandemia, o IFF Bom Jesus continua buscando novas parcerias e desenvolvendo ações para que a instituição continue crescendo e contribuindo com a comunidade local.
Qualidade de vida – A reunião também promoveu a reflexão sobre saúde mental em tempos de pandemia. Uma conversa orientada pela psicóloga Viviane Lopes possibilitou uma troca a respeito das implicações que a pandemia trouxe para a saúde mental dos servidores e incentivou a pensar sobre o assunto no contexto de retorno às atividades presenciais. “Precisamos ter olhos sensíveis para olhar para nosso ambiente de trabalho e ver onde podemos investir coletivamente para sermos produtores de bem-estar”, afirmou. Segundo ela, as pessoas estão mais abertas a dialogar sobre o assunto, que também tem recebido mais atenção das instituições.