CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Servidores no segundo dia do Fórum Mundial

Servidores no segundo dia do Fórum Mundial

Servidores do câmpus Bom Jesus comentam as atividades realizadas no segundo dia do II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica, em Florianópolis (SC).
por admin publicado 30/05/2012 11h20, última modificação 15/12/2017 10h35

O segundo dia de atividades no II Fórum Mundial de Educação Profissional Tecnológica, realizado em Florianópolis (SC), começou cedo para integrantes do campus Bom Jesus do Itabapoana. Professores e técnico-administrativos participaram, na manhã de terça-feira (29/05), da Conferência Temática I, com o tema Educação Universalização e Democratização.

A Conferência, que ocorreu no Piso Superior do Centro Sul, teve a apresentação de Rosa de Jesus Soares de Bastos Nunes (Portugal), Peter Jarvis (Inglaterra) e Carlos Augusto Abicalil (Brasil). A Diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão do câmpus Bom Jesus do Itabapoana, Juliana Gonçalves Vidigal, destacou a importância da discussão para os novos rumos da Educação Profissional e Tecnológica.

“Este tipo de Conferência, com a participação de educadores e profissionais de todo o mundo, abre a possibilidade de discussão sobre o futuro da nossa educação e nos apresenta novas visões em políticas públicas. Acredito que a mensagem passada aos participantes da necessidade de mobilização e organização na Educação Profissional Tecnológica é fundamental”, salientou Juliana Vidigal.

Outro grupo de servidores visitou a Mostra de Inovação Tecnológica e os estandes institucionais, situados na parte norte do Centro Sul, local onde está sendo realizado o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Instituições de toda parte do Brasil apresentaram seus trabalhos, como conta o professor Paulo Jorge Ambrozine.

“Conseguimos ter uma visão de todo o país através das atividades culturais e dos estandes. Conseguimos ter uma ideia da quantidade de alunos em cada Instituto e da participação deles dentro deste grande projeto que é a Educação Profissional e Tecnológica”, disse Paulo Jorge.

Quem também elogiou os estandes foi o professor Horácio Pires.

“Fiquei impressionado com a Mostra de Inovação Tecnológica e os estandes institucionais. Não tinha noção da amplitude da rede, cada um Instituto com sua característica própria. É marcante, uma experiência muito rica”, contou Horácio.

Na parte da tarde, servidores e alunos acompanharam a atividade autogestionada sobre “Políticas de certificação profissional de trabalhadores: a Rede CERTIFIC”, na Sala Jurerê. A mesa teve a participação do Reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, idealizador do CERTIFIC. O Técnico em Assuntos Educacionais (TAE), da Diretoria de Departamento de Pesquisa e Extensão do câmpus Bom Jesus, Arthur Rezende da Silva, explica como funciona a atividade.

“A importância do CERTIFIC é a qualificação de trabalhadores que não possuem o certificado, apesar de suas habilidades na profissão. O CERTIFIC nada mais é que o reconhecimento dos saberes profissionais dos trabalhadores que não tiveram acesso à educação formal. Desta forma, a Educação Profissional e Tecnológica recupera sua função de política pública”, concluiu Arthur.

O dia terminou com a Palestra “Políticas de Educação Profissional e Tecnológica – Papel do Pronatec”, com o Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira. O Secretário esclareceu ao público o objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) e suas metas até o ano de 2014.

Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.