CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Prorrogado prazo das inscrições para concessão de bolsas de auxílio estudantil

Prorrogado prazo das inscrições para concessão de bolsas de auxílio estudantil

Assistência Estudantil

Estudantes com matrícula ativa em 2022 podem se inscrever até o dia 21 de dezembro, por meio on-line.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/12/2022 12h27, última modificação 12/12/2022 20h22

Estão prorrogadas as inscrições para a o processo seletivo que concederá bolsas de auxílio estudantil para os estudantes do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus. O prazo, alterado por meio do Edital nº 63/2022,  vai até o dia 21 de dezembro e os interessados podem se inscrever por meio do Suap. Para acessá-lo, o estudante deverá usar o número da matrícula e senha cadastrada por meio do idIFF. Um tutorial com instruções para obter o idIFF está disponível AQUI. Há também um vídeo com orientações para o preenchimento da caracterização socioeconômica durante a inscrição:

A nova data só é válida para discentes que ingressaram até o ano letivo de 2022 e permanecem com matrícula ativa nos cursos presenciais, Técnicos Integrados ao Ensino Médio Regular e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes e Ensino Superior do IFF Bom Jesus. Para os novos alunos, o prazo será de 12 de abril a 08 de maio de 2023.

O resultado preliminar será divulgado no dia 21 de junho de 2023. Recursos poderão ser protocolados nos dias 22 e 23 de junho de 2023. O resultado final será publicado no Portal de Seleções no dia 30 de junho de 2023.

Confira os auxílios oferecidos e critérios para concessão dos benefícios:

Auxílio Transporte - Fazem jus ao benefício estudantes que não tenham condições de acesso gratuito garantido por ações provenientes de iniciativas públicas municipais ou estaduais; e que residam em área de difícil deslocamento ou acesso dentro de Bom Jesus do Itabapoana ou residir em município distinto daquele em que campus está localizado. O valor do benefício varia conforme a distância entre a residência de origem e o campus.

Auxílio Transporte de Fim de Semana - Destinado aos residentes da Moradia Estudantil do Campus Bom Jesus e não pode ser acumulado com Bolsa Permanência ou ENEE. O objetivo é auxiliar os discentes com o valor de R$ 160,00 para ser usado no transporte de retorno do aluno à sua residência de origem nos fins de semana, que não tenham acesso à gratuidade do passe escolar inclusive na sua totalidade.

Bolsa ENEE - Auxílio financeiro, em dinheiro, no valor mensal de R$ 400,00 para estudantes com necessidades educacionais específicas. É preciso possuir laudo médico que justifique a necessidade educacional específica; não possuir Bolsa Permanência IFF; e ser acompanhado pela equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Bolsa Permanência IFF - Também no valor de R$ 400,00, é oferecida a estudantes que atendam aos seguintes critérios: estar matriculado em curso presencial de nível médio ou superior que não sejam atendidos pela Bolsa Permanência MEC; não possuir Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico; ter ao menos um turno livre para participação nas atividades de acompanhamento social e acadêmico definidas pela equipe da Assistência Estudantil, quando necessário; não possuir Bolsa ENEE; estar matriculado em sua grade curricular do período ou ano letivo em disciplinas que correspondam a, no mínimo, três disciplinas.

Mais informações podem ser obtidas no Edital nº 52/2022. A retificação está disponível no Edital nº 63/2022.