CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Projetos do IFF Bom Jesus são premiados na Mostra do Conhecimento

Projetos do IFF Bom Jesus são premiados na Mostra do Conhecimento

Evento Científico

Mais de 40 trabalhos foram apresentados durante o evento.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/10/2022 11h22, última modificação 27/10/2022 11h34

A programação científica da Mostra do Conhecimento é sempre uma das grandes atrações do evento. As submissões de trabalho começam com meses de antecedência e os participantes já se preparam com a expectativa de conquistar boas avaliações para seus projetos e pesquisas, que são classificados conforme seis diferentes áreas do conhecimento. Na décima edição da Mostra, realizada entre os dias 19 e 22 de outubro, não foi diferente. Foram 44 trabalhos apresentados, três premiações para a categoria “banner” e uma para as apresentações orais.

As 40 apresentações em formato de banner aconteceram no dia 19 de outubro, contemplando as seguintes áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar e Extensão. No dia 21 foi a vez dos quatro trabalhos selecionados para a apresentação oral. Uma equipe de 26 avaliadores, incluindo profissionais do IFF Bom Jesus e de outras instituições, analisou as propostas apresentadas e elegeu os grandes campeões.

O projeto “A curricularização da extensão por meio do uso de podcast: o caso Thaumacast”, coordenado pelo professor Rafael Tardin, do Campus Bom Jesus, foi o grande campeão das apresentações orais. A bolsista Lavínia Soares Boschi falou sobre o projeto para a banca e, segundo ela, a experiência foi de superação. Apresentações escolares sempre lhe causaram ansiedade, o que inicialmente gerou resistência para entrar no projeto Thaumacast. Ela superou o medo, decidiu participar e hoje destaca o impacto da decisão em sua vida escolar e pessoal. “Esse projeto me ensina a me olhar com mais carinho e acreditar mais no meu potencial, a aprender a argumentar com fatos, a querer aprender mais sobre assuntos e matérias que nunca imaginei. Isso se refletiu na minha oratória. Pela primeira vez me sinto segura para falar que fiz uma boa apresentação”, orgulha-se.

Rafael destaca a atuação dos bolsistas no desenvolvimento do projeto, que já sai premiado em sua estreia em um evento científico. “É um sentimento de muita satisfação por ter o trabalho reconhecido, principalmente para os 11 voluntários que se dedicam, que fazem o projeto acontecer. Essa relação com os estudantes, com o ensino, com a extensão, que nos propusemos a fazer, vendo isso se realizar, é muito satisfatório”, afirma. O Thaumacast possui diversas linhas temáticas e as produções do projeto estão disponíveis no site, no Instagram e nas principais plataformas de streaming de áudio.

Entre os trabalhos apresentados no formato banner, o projeto “Produção de massa seca do capim BRS zuri em sistema de pastejo com lotação rotativa em Bom Jesus do Itabapoana”, coordenado pela professora Rosana Cristina Pereira, ficou com o primeiro lugar. O bolsista Gustavo Pimentel foi o responsável pela apresentação e se surpreendeu com o resultado. “Fiquei muito feliz, porque, apesar de ter dado meu melhor, eu sabia que estava concorrendo com pessoas muito boas e empenhadas no que estavam fazendo”, analisou. Foram muitos trabalhos apresentados em sala de aula, mas essa foi a primeira apresentação dele em um evento. Ele destaca a interação com os demais participantes da Mostra e a possibilidade de apresentar o projeto ao público. “Foi incrível”, resumiu.

Também foram premiados os trabalhos “Patrimônio material e imaterial do Vale do Itabapoana: dando voz à memória”, coordenado pela médica veterinária Paula Bastos, e “Atuação da Alqualis Empresa Junior no apoio ao desenvolvimento da cafeicultura e promoção de empreendimentos locais”, coordenado pelo professor Hilton Galvão.

A X Mostra do Conhecimento integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi realizada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações