Notícias
Projeto de Empresas Juniores do IFF recebe doações para desenvolver dispositivo para torra de café
Inovação
Três empresas juniores (EJ) do Instituto Federal Fluminense se uniram para o desenvolvimento de um projeto de inovação que contribuirá para a cadeia produtiva do café. Utilizando ferramentas tecnológicas e estudos práticos, Aurea, AlQualis e Lignum propõem, por meio do projeto InovaGrão, o desenvolvimento de um dispositivo que objetiva garantir a reprodutibilidade da torrefação, ou seja, do processo de torra do café. Para tanto, uma campanha on-line de arrecadação de recursos foi lançada pelas empresas. Interessados podem contribuir AQUI.
São aceitas doações a partir de dez reais e os contribuintes podem receber recompensas pela participação, como consultorias em diversas áreas, videoaulas, cursos e ferramenta de controle financeiro. Todas as doações serão utilizadas para a aquisição de equipamentos e tecnologias necessárias para complementar o porte do Projeto InovaGrão, que também conta com a parceria do Polo de Inovação do IFFluminense.
“O projeto tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento profissional e empreendedor para os membros da equipe, além de capacidades no que diz respeito a gestão da inovação através da elaboração de soluções jamais vistas no mercado, que visam melhorar a qualidade das pequenas torrefações”, explica Maria Barbatho, presidente da AlQualis, empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus. Segundo ela, o cenário proporcionado pela região Noroeste Fluminense é propício para iniciativas como o InovaGrão, tendo em vista que concentra 71% da produção cafeeira do estado do Rio de Janeiro, segundo dados do Sebrae. “Esperamos que os amantes pela inovação façam a sua contribuição para o desenvolvimento do empreendedorismo jovem cada vez mais inovador nas universidades”, afirma.
O projeto – O InovaGrão é um projeto de inovação com o objetivo de transformar, por meio de uma solução inovadora, o processo da torra de café. Conta com o apoio da Unidade Embrapii em Tecnologias para Produção Mais Limpa e o auxílio do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes.
“Fazer parte do Movimento Empresa Júnior significa se posicionar frente às tendências do processo de inovação, articulando soluções práticas e adaptáveis. E não diferentemente disso, o projeto InovaGrão tem por objetivo transformar, por meio da inovação e da tecnologia, a vida de milhares de pessoas que atualmente estão inseridas no vasto segmento de mercado do café, desde produtores a pequenos e médios comercializadores”, conta Maria.
Participam do projeto as Empresas Juniores Lignum, do Curso Superior em Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus; AlQualis, do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus; e Aurea, dos Cursos Superiores em Arquitetura, Engenharia de Automação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica do Campus Campos Centro.
Contribua AQUI.