CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Projeto Café com Letras realiza evento sobre Literatura Moçambicana

Projeto Café com Letras realiza evento sobre Literatura Moçambicana

Cultura

Professores Moçambicanos participaram do encontro, que teve cerca de 50 participantes.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/10/2017 14h00, última modificação 19/10/2017 22h21
Show image carousel Próximo evento já tem data marcada.

Próximo evento já tem data marcada.

O primeiro encontro do projeto de extensão Café com Letras, coordenado pela professora de Língua Portuguesa Ângela Poz, aconteceu nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. Cerca de 50 pessoas do IFF e de outras instituições de ensino, além de pais de alunos, se reuniram para conversar sobre Literatura Moçambicana, tendo como base obras de Mia Couto e Paulina Chiziane. A presença dos moçambicanos Luís Feliciano, Melito Avalinho, Xavier Araújo e Nilton Mário enriqueceu o encontro, já que puderam compartilhar informações sobre a sociedade, educação, costumes, tradições e a contemporaneidade de seu país, além das relações com o Brasil.

Para participar, os interessados foram orientados a ler previamente pelo menos uma, de três obras sugeridas pelo projeto: “Estórias abensonhadas” e “E se Obama fosse africano?”, de Mia Couto, e “Niketche: uma história de poligamia”, de Paulina Chiziane. “A avaliação dos participantes foi absolutamente positiva, todos saíram garantindo sua presença nos próximos encontros e já desejando multiplicar saberes onde atuam. A demanda para o próximo já está grande, quem participou e leu quer ler mais e quem participou tendo chegado na hora, sem mesmo ter lido as obras recomendadas, já saíram com elas em mãos, para começarem a leitura mais rapidamente possível”, comentou Ângela. O encontro foi encerrado com um delicioso café, possibilitando um ambiente descontraído para conversa e troca entre os presentes.

A proposta do projeto é, por meio de encontros como este, formar leitores e estreitar laços entre a escola e a comunidade, baseando-se na pesquisa, no ensino e na extensão, garantindo, assim, o direito humano de acesso à literatura. O próximo evento está marcado para o dia 8 de novembro, às 16h30min, no Auditório Amanda Celeste Pimentel. “Niketche: uma história de poligamia”, de Paulina Chiziane foi a obra escolhida para a ocasião, já que o tempo impossibilitou uma abordagem mais profunda da mesma no primeiro encontro. Interessados em participar devem procurar as alunas Esther, Larissa e Maria Alice, do terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente.