CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Professores do Curso Técnico em Agropecuária participam de capacitações

Professores do Curso Técnico em Agropecuária participam de capacitações

Projeto Integrador

Palestras promovidas por servidores de outros campi do IFFluminense foram destinadas aos professores e abordaram temas como interdisciplinaridade e integração.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/06/2023 08h48, última modificação 07/06/2023 08h56
Show image carousel O diretor-geral do IFF Pádua conversou com a equipe no dia 24 de maio.

O diretor-geral do IFF Pádua conversou com a equipe no dia 24 de maio.

A coordenação do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus está promovendo uma série de palestras sobre interdisciplinaridade para capacitação dos docentes que atuam no curso. O primeiro encontro foi ministrado pelo diretor do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, que compartilhou sua experiência com a temática. Foi um momento de diálogo e troca de informações entre os participantes, que já vislumbram meios de inserir a interdisciplinaridade no planejamento do exercício profissional.

Arthur apresentou instrumentos que podem auxiliar os professores na adoção de uma prática mais interdisciplinar, como o Estudo de Caso e o Projeto Integrador. “Também fizemos uma discussão relacionada ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica e parabenizei os professores por estarem interessados em ressignificar suas práticas pedagógicas. Isso já é metade do caminho: a atitude docente”, elogia Arthur, que também destacou a interação dos participantes.

A professora Thaís Romano afirma que o encontro provocou a reflexão sobre o ensino integrado como algo que precisa considerar um currículo contextualizado social e politicamente, que aproxime o aluno de questões práticas e cotidianas. “O ensino integrado está além da interdisciplinaridade. A proposta é exercitarmos, inicialmente, atividades pedagógicas mais condizentes com o projeto de ensino integrado, e ampliarmos esses momentos de conversa e reflexões e aprimorar nossas práticas educacionais”, explica.

O segundo encontro aconteceu no dia 31 de maio e contou com a participação de profissionais do Campus São João da Barra. A diretora de Ensino da unidade, Juliana Barreto da Silva, a pedagoga Sandra Rocha e o professor Allysson Rodrigues Teixeira Tavares, que também é ex-aluno do IFF, falaram sobre as iniciativas desenvolvidas no campus, responderam a questionamentos dos participantes e inspiraram ideias para serem aplicadas no IFF Bom Jesus.

O professor Will Oliveira elogiou as experiências compartilhadas e destacou a relevância dos casos de sucesso apresentados, afirmando que é notório o maior envolvimento dos alunos com a escola. “Eles se tornam pertencentes a ela e protagonizam o seu próprio desenvolvimento técnico e humanístico, buscando e explorando as diversas áreas do conhecimento, praticando, de fato, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade”, destacou.

Ele também afirma ter se impressionado com o engajamento de um grande número de docentes e técnicos administrativos em educação na colaboração e coordenação de projetos integradores. “Embora saibamos o quanto o trabalho em conjunto é, muitas vezes, desafiador, a experiência trazida pelo IFF São João da Barra demonstrou também o quanto o envolvimento de todos é importante para o processo educativo. A oficina sobre o tema trouxe um momento de contemplação e reflexão de como podemos expandir nossos olhares sobre o nosso campus, em prol de um desenvolvimento mais pleno dos estudantes”, avaliou.

O coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Alisson Jordão, pontua que investir na capacitação de professores do curso sobre projeto integrador é fundamental para promover uma educação transformadora na instituição. “Ao desenvolver suas habilidades e competências nessa abordagem, os educadores estarão preparados para criar experiências de aprendizagem enriquecedoras, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas dos alunos”, pondera. Segundo ele, dessa forma a instituição estará capacitada a formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir de maneira significativa para a sociedade.

Além das capacitações, os professores da coordenação também participam de encontros para elaborar propostas de ações interdisciplinares a serem executadas nas diferentes séries e turmas do curso.