CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Professor estimula criatividade por meio da produção de maquetes

Professor estimula criatividade por meio da produção de maquetes

Construções

Atividade foi desenvolvida em disciplinas dos cursos técnicos de Agropecuária e Alimentos.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/07/2016 10h47, última modificação 02/08/2016 09h27

O professor Ernany Costa sugeriu uma atividade diferente aos alunos dos segundos anos dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria (Alimentos). Para praticar a leitura de plantas baixas e a utilização de escalas, os estudantes produziram maquetes de projetos já existentes, com base em uma escala e procedimentos determinados pelo docente. O resultado foi uma bela exposição realizada no bloco de ensino do Campus Bom Jesus do Itabapoana nesta terça-feira (26).

O grupo de Natália Oliveira, do curso técnico em Agroindústria, passou um mês confeccionando uma casa, que possuía até piscina em forma de violão. Para ela, o trabalho valeu a pena: “demandou horas de esforço e dedicação, mas dá orgulho ver o produto final”. Ela destaca, ainda, que o projeto estimulou a criatividade. Sua companheira de equipe, Rebeca Tinoco, conta que realizou um sonho. “Sempre quis uma piscina de violão”, brinca.

Piscina Rebeca

Rebeca inspirou-se em sua paixão por música para dar um toque pessoal à casa.

Segundo Ernany, a proposta era exercitar o conteúdo estudado de uma maneira terapêutica. “A física e a matemática podem ser estressantes, então nosso objetivo era proporcionar um trabalho mais leve”, disse. O resultado foi aprovado por ele, que também cita a importância de desenvolver habilidades manuais por meio de projetos como este.

Um dos avaliadores das maquetes, o projetista do campus, Geraldo Soares, também aprovou o desempenho dos alunos. “Eles soltaram a criatividade e isso é o mais importante. Gostaria de ter realizado mais atividades como esta quando aluno”, avalia.

Maquete

A escala utilizada nas maquetes foi de 1:15.

Os trabalhos foram desenvolvidos para as disciplinas de Desenhos e Instalações Agroindustriais e Construções Rurais. A exposição contou, ainda, com um banheiro seco ecológico desenvolvidos por alunos do terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente, em projeto coordenado pelo professor Daniel Coelho. A proposta da instalação é destinada àqueles que não possuem acesso a saneamento básico. As fezes são armazenadas em um recipiente sem contato com o ambiente externo do banheiro e utiliza serragem para controle do odor. O conteúdo acumulado é utilizado como adubo após tratamento adequado.

Veja as fotos AQUI.

(Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana)