CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Parceria entre o IFF e a Prefeitura de Bom Jesus promove eventos sobre educação emocional

Saúde

Ação visa ouvir e acolher os estudantes, por meio de debates temáticos realizados quinzenalmente no campus. Próximo encontro acontecerá no dia 31 de maio.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 25/05/2023 16h18, última modificação 25/05/2023 16h20
Foto: PMBJI

A comunidade acadêmica do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana participou , no dia 18 de maio, da primeira ação do projeto "Espaço do sentir: educação emocional em movimento", realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana. A ação aconteceu no Dia da Luta Antimanicomial e marcou o início de uma série de encontros que acontecerão ao longo do ano. O filme "Patch Adams: o amor é contagioso" foi tema do cinedebate realizado no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, que foi ocupado por 122 pessoas, entre alunos e servidores.

Temas como a importância de escutar os sentimentos; da busca de ajuda quando necessário; e do acolhimento nos espaços onde estão inseridos foram algumas das pautas da tarde. Ampliando a discussão para a luta antimanicominal, foi abordado o preconceito sofrido por pessoas com transtornos mentais, que gera vergonha e receio de solicitar ajuda. Os estudantes participaram ativamente do debate, contribuindo com opiniões e expondo dúvidas sobre o assunto.

O evento foi conduzido pela Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM), que realiza atividades e reúne grupos terapêuticos com o intuito de promover a escuta, o acolhimento e o cuidado em saúde mental. O projeto oferece espaços de fala, reflexões e expressões, ouvindo as questões dos jovens e buscando oferecer apoio personalizado a partir delas.

Serão realizados encontros quinzenais no IFF Bom Jesus, para continuar o diálogo sobre os temas sugeridos pelos discentes no primeiro evento. A próxima ação acontecerá na quarta-feira, dia 31 de maio, a partir das 14h50min, no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. Participarão os psicólogos Alessandra Felicio e Felipe Oliveira e a assistente social Carolina Siqueira.

Com informações da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana