Notícias
Palestras do 2º Seminário Se Atualiza, Cientista! estão disponíveis no IFF Tube do Campus Bom Jesus
Capacitação
O 2º Seminário Se Atualiza, Cientista! (SSAC) recebeu palestrantes de vários estados brasileiros e promoveu discussões sobre diversas áreas do setor alimentício. Estudantes e profissionais tiveram a oportunidade de conhecer experiências de inovação, tecnologia, economia, superação, adaptação e muitos outros assuntos abordados durante as três noites de evento, que, além de gratuito, ofereceu certificação aos participantes inscritos e com presença registrada nas transmissões. Quem perdeu a chance de assistir ao vivo não precisa lamentar: todas as palestras estão disponíveis no IFF Tube do Campus Bom Jesus.
A abertura do 2º SSAC aconteceu na terça-feira, dia 05 de outubro, com as boas vindas da coordenadora do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do IFF Bom Jesus, Ligia Portugal. “Nosso maior e principal objetivo é disseminar conhecimento e incentivar a atualização de profissionais e estudantes que atuam na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e áreas afins”, disse. Um vídeo de abertura foi exibido, com a participação musical do projeto Sarau do IFF e depoimentos dos organizadores. Entre eles, o diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira, que parabenizou à equipe organizadora e destacou a importância de se reinventar em um mundo em constantes mudanças. “Mesmo estando nesse momento de pandemia, de isolamento, tenho certeza que a gente precisa sempre se reconstruir, se ressignificar, para que possamos aprender. Que possamos em breve estarmos juntos mais uma vez”, desejou.
A primeira Mesa Redonda do evento, intitulada “Inovações na indústria de alimentos”, foi mediada pelo reitor do Instituto Federal Fluminense, professor Jefferson Manhães de Azevedo, que lamentou o momento vivido em todo o mundo, caracterizado pela pandemia e suas repercussões, como a fome. “Esse evento vem nos despertar sobre como vamos colocar nossa inteligência, nossa capacidade, para modificar esta realidade. Como posso me engajar a partir do meu conhecimento, da minha formação, para ter uma produção de alimentos que possa dialogar com a sustentabilidade da vida? Esses são os desafios postos.”, ponderou.
Os palestrantes da noite foram o professor Dr. Antônio Fernandes de Carvalho (UFV), que falou sobre o setor lácteo no Brasil, as diversas áreas de atuação do projeto Inovaleite, e oportunidades e parcerias nacionais e internacionais entre instituições que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do setor. A conversa contou também com a exposição do professor Dr. João Alvarez Peixoto (UERGS), que apresentou as possibilidades de uso da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) no processo produtivo para agregar valor a produtos, beneficiar produtores e consumidores. Supervisão da produção, logística, gestão de estoque, dados de produção, monitoramento, rastreabilidade, levantamento de informações para acompanhamento da produção e planejamento de estratégias para melhorá-la foram apenas algumas das iniciativas citadas pelo professor. O diálogo foi encerrado com um momento para perguntas dos participantes. Assista:
A segunda Mesa Redonda, realizada no dia 06, abordou o tema “Empreendimentos de Impacto Social e Ambiental”. Mediada pela coordenadora do Curso Técnico em Alimentos do IFF Bom Jesus, Juliana Vidigal, teve participação da professora Dra. Larissa Haddad (IFES) e do professor Eduardo Moreira (IFF). Larissa compartilhou a experiência da Associação de Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante, que obteve, em 2014, o registro de Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Socol é um embutido de lombo suíno, envolto em peritônio de porco ou boi. A receita de origem italiana foi trazida para o Brasil por imigrantes e tornou-se característica da região de Venda Nova do Imigrante.
Em seguida, o professor Eduardo Moreira apresentou a Rede Sabores e Saúde, explicando o objetivo do projeto, suas ações, relação com a agroecologia e trabalho desenvolvido em parceria com os produtores rurais da região, promovendo, ainda, uma reflexão sobre o caráter político dos alimentos. Confira:
Encerrando a programação, na noite do dia 07 a estudante do CTA e presidente da AlQualis, Maria Barbatho, recebeu três convidados para discutir “Estratégias do Comércio de Alimentos na Pandemia”. Hiandra Pinheiro de Oliveira, líder de Execução e Trade no segmento Vizinhança da Ambev em Salvador (BA); Mariana Marques Corrêa, sócia proprietária da empresa Rotule Consultoria; e Saulo Escudini, ex-aluno do IFF Bom Jesus, sócio e responsável técnico pela Mais Sabor Produtos Alimentícios compartilharam experiências de adaptação e superação em seus respectivos setores de atuação durante a pandemia do novo coronavírus. Adequação sanitária, gestão de recursos, crise econômica, adaptação, inserção no mundo digital, problemas e oportunidades foram alguns temas abordados durante a conversa. Veja:
Mais informações estão disponíveis no site do 2º Se Atualiza, Cientista!