CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Minicursos promovem aperfeiçoamento em diversas áreas no último dia de Focal

Minicursos promovem aperfeiçoamento em diversas áreas no último dia de Focal

Evento

Participantes puderam escolher entre sete diferentes atividades ao longo da sexta-feira. Demais dias de evento foram de palestras e troca de experiências.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/07/2017 00h00, última modificação 31/07/2017 16h21
Show image carousel Participantes do Focal foram desafiadas a praticarem as técnicas ensinadas pelo chef Alex Kühl.

Até os turistas que aproveitavam as férias no Sesc Mineiro de Grussaí puderam participar do VII Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos (Focal) nessa sexta-feira (28). O chef pâtissier Alex Kühl, vencedor do programa “Que Seja Doce”, e o chef de cozinha e barista Fábio Nogueira reuniram interessados pela arte da confeitaria na Concha Acústica do clube, onde ministraram uma aula show aberta ao público.

A aposentada Fátima Vermelho acompanhou as orientações com bloco e caneta, para não perder nenhuma dica. Ela aproveitou o momento para tirar dúvidas e aperfeiçoar as técnicas que já usa no preparo de sobremesas para a família. “Por mais que a gente faça, algumas técnicas a gente não tem. Então aqui eu consegui ver coisas novas, anotei, tirei fotos e aprendi muito. Vou tentar fazer em casa”. A filha, Aline Vermelho, também participou da aula e fez questão de garantir a tentativa caseira da mãe no retorno das férias.

Fátima e Aline Vermelho

As visitantes reservaram uma tarde das férias para aprenderem com o chef.

Para os inscritos no Fórum, a programação trouxe várias alternativas de minicursos. Inovação em produtos cárneos, produção de cerveja artesanal e inovação em pescado foram algumas das opções práticas. A mesa redonda promovida pelo projeto Cineclube Debates propôs uma discussão sobre o documentário “Muito Além do Peso”, enquanto outra parte do grupo visitava a empresa do grupo Thoquino. À tarde, a AlQualis Jr., empresa júnior do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus, foi apresentada a estudantes e profissionais de outras instituições pelos empresários juniores e pelo professor Hilton Galvão, responsável pela EJ.

Os demais dias de evento foram dedicados a palestras e troca de informações sobre os cursos e ações a serem desenvolvidas nos próximos anos, com o objetivo de melhorar a formação e a atuação dos cientistas de alimentos. Alunos egressos tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e falar dos desafios e prazeres da profissão, incentivando os atuais graduandos a se dedicarem na busca por novos conhecimentos.

O Fórum, realizado na quinta-feira (27), foi o momento no qual alunos e coordenadores se reuniram com seus pares para apresentar os problemas, soluções e planos para tornar os cursos mais visíveis e, principalmente, promover o reconhecimento do profissional no mercado de trabalho. Entre as ações propostas estão a produção de vídeos de divulgação e o estreitamento do diálogo entre as instituições, trabalhando em conjunto para o fortalecimento da categoria.