CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Incubadora do IFFluminense participa de Seminário Nacional em Brasília

Incubadora do IFFluminense participa de Seminário Nacional em Brasília

Economia Solidária

Novo encontro de incubadoras do estado do Rio de Janeiro está previsto para o dia 9 de maio.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/04/2017 12h00, última modificação 13/04/2017 15h23
Show image carousel Evento recebeu participantes de todo o país.

Evento recebeu participantes de todo o país.

A servidora Paula Bastos, uma das responsáveis pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Instituto Federal Fluminense (ITCP/IFF) no Campus Bom Jesus, participou do Seminário Nacional do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc), realizado nos dias 04 e 05 de abril, em Brasília – DF. O evento reuniu ITCPs de todo o país com o objetivo de avaliar e compartilhar resultados do trabalho desenvolvido, além de apontar caminhos para o fortalecimento das incubadoras de tecnologias sociais voltadas para a economia solidária.

A relevância das incubadoras para as Instituições de Ensino Superior foi um dos aspectos destacados no encontro, uma vez que sua atuação se baseia na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “A importância dessa ação fortemente extensionista está na relação com grupos sociais, em geral excluídos. Essas incubadoras, baseadas na economia solidária e na educação popular, buscam apoiar esses grupos, desenvolvendo tecnologias sociais que apontam no caminho da cidadania”, pondera Paula. Além da ITCP/IFF, outras 14 incubadoras de Institutos Federais atuam por meio de edital do Proninc.

No Campus Bom Jesus, a ITCP/IFF tem ganhado a adesão de novos servidores a cada dia, ampliando a pluralidade de profissionais envolvidos no trabalho. Além das atividades já desenvolvidas com alunas egressas do Programa Mulheres Mil, que confeccionam e comercializam produtos alimentícios por meio do Projeto Nutriarte, a incubadora prevê o início de um curso de Formação Continuada (FIC) para maio de 2017.

A  Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFFluminense também participará, no dia 9 de maio, de um encontro com incubadoras de todo o estado do Rio de Janeiro, planejado com vistas a estreitar relações entre as ITCPS.