CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > IFFluminense capacita agricultores de Apiacá

IFFluminense capacita agricultores de Apiacá

Formação Inicial Continuada

Foram capacitados 26 agricultores da região nas áreas de piscicultura, cooperativismo, associativismo, formação política e questões fundiárias.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/12/2017 11h00, última modificação 26/12/2017 11h27
Show image carousel Cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso aconteceu no dia 13 de dezembro.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana ofereceu, por meio de uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Apiacá-ES, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cursos de Formação Inicial Continuada a 26 agricultores da região sul capixaba. Eles receberam capacitação nas áreas de piscicultura, cooperativismo, associativismo, formação política e questões fundiárias.

As aulas foram ministradas por profissionais do Campus Bom Jesus e iniciadas em setembro de 2017. Além das exposições nas dependências do IFF, a turma participou de atividades práticas em propriedades da região. O curso faz parte das atividades de Extensão do campus e, por meio da capacitação, visa fomentar a economia solidária, de acordo com um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para a produção de alimentos a partir da agricultura familiar em comunidades rurais e o consumo de alimentos saudáveis pela população, em especial estudantes que se utilizam da merenda escolar. Como parte do acordo estabelecido entre as partes, a produção do pescado será comprada pela prefeitura de Apiacá, para ser usada nas instituições de ensino, via Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O coordenador do curso, professor Eduardo Moreira, acredita no potencial de desenvolvimento proporcionado pela capacitação. “Representou um importante processo de desenvolvimento regional, fincado nas potencialidades culturais e econômicas locais, indo ao encontro de nosso compromisso institucional”, disse. A formatura dos concluintes aconteceu no dia 13 de dezembro.

A iniciativa é uma das ações desenvolvidas pelo Campus Bom Jesus voltadas para a Educação do Campo. Outras parcerias estão sendo estabelecidas para oferecer cursos em outros municípios da região. Uma delas, firmada no dia 18 de dezembro, permitirá o desenvolvimento de projetos com alunos da Escola Família Agrícola de Belo Monte, em Mimoso do Sul – ES.