Notícias
IFF participa pela primeira vez da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte
Bom Jesus
Estudantes atuaram no estande da Cresol Minas Gerais, por meio de contrato firmado com a AlQualis Jr.
A equipe do projeto Café do Agrícola, em parceria com a AlQualis Jr., participou de mais um evento do setor cafeeiro entre os dias 16 e 18 de novembro. A Semana Internacional do Café (SIC), realizada na capital mineira, é uma das maiores feiras do mundo e traz como proposta a conexão e geração de oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. Quatro graduandas do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do IFF Bom Jesus atuaram como baristas no estande da Cresol Minas Gerais, por onde passaram cerca de 1.500 pessoas.
Esta foi a primeira vez que o IFFluminense participou do evento, resultado da atuação do projeto coordenado pelo professor Daniel Coelho. Segundo ele, foi uma rica oportunidade para o desenvolvimento de habilidades em condições reais, proporcionando a vivência de funcionamento e operação de uma cafeteria em um evento de grande porte. “Além do posicionamento e divulgação do trabalho que é realizado no IFF Bom Jesus por meio do Laboratório de Qualidade do Café e da AlQualis Jr., acredito que o treinamento que as alunas tiveram na Cafeteria Escola e os demais treinamentos e eventos dos quais já participaram contribuíram para que elas pudessem entregar um serviço de qualidade”, analisa Daniel. A satisfação do público foi comprovada pelo grupo e pelos feedbacks positivos em relação ao atendimento e à qualidade das bebidas preparadas.
Os elogios foram motivos de satisfação e gratidão para as discentes. “As pessoas foram gentis e solícitas. Me senti acolhida. Não tinha dimensão do quão grande era o evento e foi muito legal visitar os outros estandes, observar e conhecer o trabalho deles”, lembra Maiara Monteiro de Azevedo (foto), graduanda do sexto período do CTA. Apesar de já ter participado de outros eventos, como o São Paulo Coffee Festival e o Rio Coffee Nation, ela afirma que se surpreendeu com a dimensão da SIC e que tais experiências têm lhe proporcionado o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, além de autoconhecimento. "É com as experiências da vida que a gente vai se descobrindo", disse.
A estudante Tamires Amaral Bagot, bolsista do projeto, também já havia participado de outros eventos menores e considerou positiva a experiência da SIC. “Foi incrível. Serviu de termômetro para os próximos grandes eventos que virão e também para que nosso projeto pudesse expandir, trazendo visualização não só para o Café do Agrícola mas para o Campus Bom Jesus. A SIC foi um evento agregador, onde pude aprender muito com outros profissionais e estudiosos a respeito do café, desde a plantação até à xícara perfeita”, analisa. Ela conta, ainda, que nunca havia pensado em atuar na área, até conhecer as atividades do Laboratório de Qualidade do Café. “Comecei a me interessar cada vez mais e me tornei bolsista. Já passei por dois projetos, o INOVAGRÃO e o projeto em que estou atualmente. Com a participação em diversos eventos e atuando diretamente com café no laboratório e na cafeteria, me encontrei”, afirma, garantindo que planeja continuar o aperfeiçoamento na área.
Também participaram as alunas Thatiana Aparecida Xavier Borges, Larissa Barcellos e o estudante Wesley Barcellos. O professor Daniel Coelho considera que a oportunidade na SIC representou a porta de entrada de outros eventos, atividades, e parcerias. As ações e serviços oferecidos pelo Laboratório de Qualidade do Café podem ser conferidas no perfil do projeto no Instagram e a comunidade pode experimentar as bebidas servidas pela equipe na Cafeteria Escola, cujo funcionamento acontece atualmente às terças-feiras, de 9h30 às 10h30; quartas e quintas-feiras, das 9h20 às 10h30 e de 14h às 15h30.