Notícias
IFF participa de planejamento para criação de circuito gastronômico em Bom Jesus
Desenvolvimento regional
O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus sediou na última sexta-feira, dia 8 de junho, a primeira reunião da equipe responsável pelo desenvolvimento do agroturismo gastronômico em Bom Jesus do Itabapoana, especificamente em Rosal, segundo distrito do município. O objetivo é beneficiar produtores rurais do entorno do Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal que tenham interesse em comercializar produtos agroecológicos para fomentar o desenvolvimento econômico da região.
Capacitação é uma das ações previstas pelo Conselho Municipal responsável pelo Parque, visando qualificar a mão de obra em todo o processo de produção e comercialização dos produtos regionais. “O IFFluminense é um dos fomentadores desse processo, capacitando esses produtores em termos de preparo dos alimentos, embalagem, comercialização e demais áreas necessárias”, explica o diretor-geral do campus, Carlos Freitas. O curso técnico em Alimentos; a AlQualis, Empresa Júnior do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos; e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFF (ITCP-IFF) atuarão na oferta de treinamento aos produtores. Outras instituições também farão parte da iniciativa, como a Emater, o Sebrae e a Firjan.
A proposta prevê, ainda, a expansão e desenvolvimento de outras áreas potenciais do local, como o turismo agroecológico. Para tanto, setores como hotelaria e artesanato também serão incluídos no planejamento e todos os produtos gerados na região poderão ser comercializados dentro do parque.
Gestores municipais, representantes da sociedade civil, servidores e alunos do IFF participaram do encontro na última sexta-feira e nesta quarta-feira, dia 13 de junho, o Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal receberá veículos e equipamentos que serão usados na conservação e manutenção do local. A cerimônia de entrega acontecerá na Praça Governador Portela, às 12h.
Sobre - O Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal é uma categoria de Unidade de Conservação de proteção integral, criado pela Lei Federal nº 9.985 de 18/07/00, conhecida como “Lei do SNUC” (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), objetivando primordialmente a proteção da biodiversidade, recreação, pesquisa, interpretação, educação ambiental e o uso turístico de base sustentável.
Criado em 23 de Maio de 2002, a partir da lei Nº 681, pela doação da empresa ROSAL ENERGIA S/A, responsável pela UHE ROSAL, em cumprimento do que dispõe a Lei Federal nº 9.985, de 18/07/2000, com a superfície de aproximadamente 93,33 hectares. Localizado em área denominada Volta Grande e Piedade, a 16 km de Rosal, distrito de Bom Jesus do Itabapoana/RJ, O Parque está localizado a 40 km do centro do município.