Notícias
IFF Bom Jesus promove oficina sobre silagem para produtores de Mimoso do Sul (ES)
Extensão
O técnico em agropecuária Clinimar Oliveira ministrou oficina de regulagem de equipamentos aos produtores.
O Laboratório de Bovinocultura do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana recebeu, no dia 25 de fevereiro, produtores do assentamento Cachoeira das Garças, de Mimoso do Sul (ES) para o curso de Produção e Utilização de Silagem. O evento teve como objetivo apresentar as principais práticas a serem adotadas para a conservação de alimentos para animais durante períodos de escassez ou quando os pastos não oferecem nutrição suficiente.
Segundo o professor Alisson Jordão, coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Bom Jesus, a adoção correta dessa tecnologia pelos participantes possibilitará a produção e utilização de silagem. “Esta é uma prática importante para os produtores rurais, pois ajuda a garantir a disponibilidade de alimento para os animais durante todo o ano, melhora a qualidade da dieta dos animais, reduz o desperdício e pode ser uma opção mais econômica do que a compra de alimentos concentrados ou feno”, explica.
O curso teve conteúdo teórico e prático e foi ministrado pelos servidores Alisson Jordão, Clinimar Oliveira e Rosana Cristina e pela estudante do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Amanda Pregioni. Ela integra o projeto de extensão PRÓ-LEITE: Programa de Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Leiteira do Noroeste Fluminense.
Professor Alisson Jordão recebeu os produtores e apresentou a programação do curso. | A aluna Amanda Pregioni, do Curso Técnico em Agropecuária, ministrou parte da oficina. | Conteúdo teórico sobre produção de silagens foi ministrado pela professora Rosana Cristina. |
A demanda de realização da oficina surgiu após participação do professor Alisson Jordão e do professor Hilton Galvão, coordenador de Extensão do Campus Bom Jesus e Orientador da AlQualis Jr., em uma assembleia da associação, no dia 11 de fevereiro. A AlQualis Jr, Empresa Junior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF Bom Jesus, vem desenvolvendo ações no assentamento desde 2018, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) da RIO PCH I - Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pedra do Garrafão.