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IFF Bom Jesus prevê retorno das atividades pedagógicas não presenciais para dia 21 de setembro

Ensino Remoto Emergencial

Proposta ainda será analisada pelo Conselho de Campus e apresentada em reuniões com servidores, alunos, pais e responsáveis.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 11/09/2020 11h56, última modificação 15/09/2020 14h20

Após a reabertura do calendário acadêmico pela Reitoria e da divulgação da Resolução nº 38, de 27 de agosto de 2020, que estabelece diretrizes para a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) para os cursos presenciais do Instituto Federal Fluminense, o Campus Bom Jesus estabeleceu o dia 21 de setembro de 2020 para o início das atividades remotas. A data foi definida após reuniões com diretores, coordenadores de cursos, colegiados, representações estudantis e coordenação pedagógica do campus.

O plano de ação para APNPs será avaliado pelo Conselho do Campus em reunião convocada para o dia 16 de setembro, quarta-feira, quando também acontecerá uma reunião online com pais e responsáveis dos estudantes. Segundo o planejamento, o calendário acadêmico do IFF Bom Jesus será dividido em três ciclos, para os cursos anuais, e dois ciclos, para os cursos semestrais, com blocos de disciplinas estabelecidos para cada um deles. A primeira semana será de ambientação, para recepção dos alunos e apresentação das plataformas que serão utilizadas.

Serão oferecidas atividades síncronas e assíncronas e as aulas online não acontecerão no horário integral, como no curso presencial. “Os alunos não terão todos as disciplinas ao mesmo tempo. Para que não fiquem sobrecarregados, serão ministradas cerca de seis disciplinas em cada ciclo. Ao final dos três ou dois períodos, eles terão visto todas as disciplinas, mas haverá uma intensificação para que o conteúdo seja ensinado dentro do prazo estabelecido”, explica o diretor-geral Leandro Pereira. Todos os cursos, de todas as modalidades, serão contemplados.

Segundo Leandro, ainda estão sendo avaliadas formas para atendimento aos alunos que não possuem condições de acesso às atividades remotas. O assunto também será apresentado em uma reunião geral com servidores, prevista para a próxima terça-feira, dia 15, e com pais e responsáveis dos estudantes, no dia 16.

Diretrizes das atividades

As APNPs serão utilizadas enquanto não for possível o retorno às aulas presenciais, em decorrência da excepcionalidade provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As diretrizes para aplicação desse modelo de ensino no IFF foram construídas por representantes de todos os campi do Instituto, por meio de audiências, e podem ser acessadas AQUI.

A Resolução que estabelece as diretrizes de APNPs assegura ainda aos estudantes o direito de não participar desse modelo de ensino, tendo sua matrícula mantida ativa e preservada, sendo também assegurado o direito de continuidade de estudo na forma e período posterior que for disponibilizado pelo campus.

Toda a carga horária executada na forma de APNP, em cada turma, será computada para o cumprimento do período letivo.

 São consideradas APNPs as relativas:

  • À execução dos componentes curriculares;
  • À progressão parcial; à orientação de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • À orientação de estágio curricular;
  • Às atividades de Pesquisa e Extensão;
  • A outras atividades de apoio ao Ensino, desde que sejam realizadas de forma não presencial.

 Ambiente Virtual de Aprendizagem:

 Para desenvolvimento e registro das APNPs, o professor deverá utilizar, preferencialmente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, gerenciado pelo IFF.

 Equipamentos para os estudantes:

 O IFF avaliará a possibilidade de provimento de equipamentos que auxiliem os estudantes no acompanhamento das APNPs, tais como: aluguel e empréstimo de equipamentos de informática e acessórios, softwares, periféricos e demais itens que sejam necessários para a execução das atividades, além da disponibilização de material digital ou empréstimo para os estudantes que necessitarem. Será desenvolvido regulamento específico sobre direitos autorais e de imagem.

 Acompanhamento:

 A Coordenação de Curso, apoiada pela Comissão Local e equipe multidisciplinar, atuará na criação de protocolos para a mediação da relação família/instituição, objetivando a comunicação e o processo de aprendizagem, mantendo reuniões periódicas com os estudantes e/ou responsáveis para participação e ciência dos passos e planejamento da instituição. Caberá aos coordenadores de curso, equipe pedagógica e Direção de Ensino o acompanhamento do rendimento escolar de todos os estudantes, inclusive aqueles em regime de progressão parcial, dando todo o suporte necessário ao corpo docente e discente.

 Avaliação dos estudantes:

 As atividades avaliativas adotadas pelos professores devem priorizar uma análise contínua durante todo o período de oferta do componente curricular.

 Assistência Estudantil:

 O estudante que não tiver condições psicossoais e de infraestrutura de acesso para acompanhar regularmente as APNPs poderá formalizar solicitação de regime especial de acompanhamento das atividades remotas junto ao setor responsável pela Assistência Estudantil do campus, que providenciará análise socialmente contextualizada das condições objetivas e subjetivas, pautada nas informações prestadas pelo próprio solicitante.

 Estudantes com necessidades educacionais especiais:

 Caberá ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee), juntamente com a Direção de Ensino, Coordenação de Curso, corpo docente e demais setores do IFF, a disponibilização dos materiais didático-pedagógicos adaptados, equipamentos e softwares necessários, incluindo o acesso à internet, as adaptações/flexibilizações, apoio familiar, etc., de acordo com as especificidades de cada um.

 Orientação e apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso:

 As atividades de orientação e apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso, Qualificação, Dissertação e Tese, de Cursos Técnicos, de Graduação e de Pós-Graduação, devem ser mantidas de maneira não presencial, mediadas por recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação, devendo obedecer às mesmas regras estabelecidas nos Programas e Cursos.

 Pesquisa e Extensão:

 As atividades de Pesquisa e Extensão deverão ser conduzidas, quando possível, de forma remota, realizando a adequação dos planos de trabalho para atividades que não demandem atendimento presencial, tais como elaboração de relatórios, escrita de artigos científicos, análise de dados, revisão bibliográfica, entre outros. A resolução N° 38/2020 recomenda que seja suspensa, pelos pesquisadores, a realização de reuniões e encontros presenciais, com seus estudantes bolsistas, substituindo-os por reuniões virtuais, utilizando-se das ferramentas digitais disponíveis.

 Avaliação e acompanhamento das APNPs:

 O IFF organizará seminário para análise, reflexão, discussão e avaliação das ações relacionadas às APNPs, abrangendo as diversas dimensões e variáveis, com prazo a ser definido e divulgado posteriormente.

  Além disso, a execução dos Planos de Ensino das APNPs deverá ser avaliada, periodicamente, pela Coordenação de Curso em conjunto com a Equipe Pedagógica e Colegiado do Curso, com objetivo de viabilizar o desenvolvimento das atividades pedagógicas de modo equânime.

 Vigência das APNPs:

 A vigência da oferta das APNPs será analisada em função da avaliação institucional e do contexto da pandemia. As medidas adotadas até o presente momento pelo IFF serão objeto de constante monitoramento e poderão ser reavaliadas a qualquer momento.

 Leia AQUI a Resolução N° 38/2020.