CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > IFF Bom Jesus oferece curso de Cafeicultor em Ponte do Itabapoana

Notícias

IFF Bom Jesus oferece curso de Cafeicultor em Ponte do Itabapoana

Agropecuária

Capacitação contou com 25 participantes, entre produtores e funcionários, com diferentes níveis de experiência na área.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/07/2023 11h40, última modificação 13/07/2023 15h11
Show image carousel Curso foi encerrado com uma confraternização no dia 08 de julho.

Curso foi encerrado com uma confraternização no dia 08 de julho.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana capacitou mais um grupo de profissionais para atuação no setor de cafeicultura. Desta vez, o grupo de 25 agricultores, entre proprietários e funcionários, são de Ponte do Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul (ES). O curso foi iniciado em março e ofereceu 40 horas de aulas sobre a cultura do café, da lavoura até a xícara - incluindo uma oficina de análise sensorial de cafés especiais no Laboratório de Qualidade de Café do IFF Bom Jesus.

A demanda foi apresentada pelo produtor Zacarias de Matos Sarlo, que identificou a existência de muitos pequenos proprietários que estão iniciando suas lavouras na região. “Vi que estavam sendo prejudicados por falta de conhecimento na hora de plantar, adubar, podar, e conseguimos o curso, que foi importante demais para nós, proprietários, e para os trabalhadores da área também”, conta. Segundo ele, a capacitação foi um divisor de águas tanto para grandes produtores, que já atuam no setor há algum tempo e estão mudando suas práticas, quanto para os iniciantes. “Eu, por exemplo, já tenho a formação de técnico em agropecuária e trabalho na área, mas foi importante também porque estamos sempre aprendendo algo novo, trazendo inovações. Os participantes do curso comentaram bastante sobre essas inovações, como a parte de beneficiamento e qualidade de café. Já estão começando a falar em produzir café de qualidade, em priorizar a qualidade para agregar valor”, afirma. Outra prática que vinha sendo negligenciada e agora tem a atenção dos produtores é a análise do solo. No último fim de semana foram realizadas diversas coletas de amostras de solo das propriedades produtoras na região para serem avaliadas.

As aulas foram ministradas por professores e técnicos do campus, que se revezaram apresentando diferentes tópicos, como produção de mudas, implantação da lavoura, conservação, irrigação e drenagem, adubação, poda, entre outros. Mônica Teixeira de Sousa atua com o esposo na propriedade do senhor Zacarias e afirma que o curso superou as expectativas e despertou a vontade de aprender ainda mais. “Foi maravilhoso o que os professores passaram. Aprendi muito e quero aprender mais. Me dediquei muito e vi algumas coisas que eu achava que sabia, mas não sabia. Queria ainda mais aulas”, afirmou. A turma encerrou o curso com uma confraternização, realizada no dia 08 de julho na propriedade de um dos produtores participantes.

Segundo o professor Hilton Galvão, coordenador do curso, a expectativa é de que novos assuntos sejam abordados futuramente. “Esperamos que no próximo semestre seja dada continuidade ao curso, com o apoio da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, efetivando o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Cafeicultor, como foi feito nos municípios de Apiacá e São José do Calçado, nos distritos de Bom Sucesso e São Benedito, respectivamente”, disse. São previstas também mais atividades práticas, dias de campo e viagens técnicas a empresas de adubos e fertilizantes, unidades de produção e comercialização de mudas, produtores e cadeias de comercialização do café.

O curso de Extensão de Cafeicultor foi realizado por meio da AlQualis Jr, empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus. Teve o apoio da Essentia Energia e Sete Soluções e Tecnologia Ambientais e contempla o Programa de Educação Ambiental (PEA), atendendo às exigências do Ibama.