CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Gincana Ecológica marca comemoração pelo Dia do Meio Ambiente

Gincana Ecológica marca comemoração pelo Dia do Meio Ambiente

Curso Técnico

Pelo quinto ano consecutivo, coordenação de Meio Ambiente propõe atividades recreativas com temática ambiental para celebrar o dia 05 de junho.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/06/2019 11h45, última modificação 13/06/2019 12h57
Atividades aconteceram na quadra poliesportiva, no auditório e no campo.

O Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente no dia 05 de junho, começou antecipadamente no Campus Bom Jesus neste ano. As turmas do curso técnico concomitante deram início à programação na noite do dia 04, com atividades e gincanas que foram repetidas durante a quarta-feira, dia 05, com os estudantes do curso técnico integrado. “A integração proporcionada pelo evento é interessante e estimula a curiosidade dos primeiros anos, que sempre perguntam o que virá no ano seguinte”, conta o coordenador do curso, Filipe Ambrósio. Ele participa da organização desde o primeiro evento, há cinco anos.

O desafio, segundo o coordenador, é trazer novidades todos os anos. Desta vez, a inovação foi um jogo de futebol entre professores e alunos, do qual o time do segundo ano do técnico integrado saiu vencedor. Outras atividades, já tradicionais, não ficaram fora da programação: caixa surpresa, mímica e quizz com perguntas sobre as matérias estudadas no curso estimularam os sistemas sensoriais e a memória. Essas atividades foram realizadas no auditório. No campo, as tarefas foram práticas. Montagem de filtro de água utilizando garrafa Pet, carvão, pedra, areia e algodão; e plantio de uma muda nativa, envolvendo todos os processos – abertura da cova, busca da planta no viveiro e plantio, seguindo todas as normas técnicas.

Atividades desportivas foram as atrações da tarde na quadra poliesportiva. Arremesso livre e um revezamento diferente chamou a atenção dos estudantes. Para essa tarefa, eles usaram bandeiras confeccionadas pelos grupos, que deveriam identificar a equipe a partir de uma temática ambiental. O desafio era equilibrar uma bola cheia de água no centro da bandeira, entregá-la aos outros membros da equipe, que retornariam ao ponto inicial sem deixá-la cair e no menor tempo possível.

A diversão foi garantida. “Recebemos muitas mensagens com avaliações positivas dos estudantes. São atividades integradoras, que permitem trabalhar diversificação dos conteúdos, passados de forma transdisciplinar. Isso nos estimula a repetir nos próximos anos”, afirma Filipe, antecipando o desejo de manter o evento, que neste ano foi realizado também à noite, pela primeira vez, com os alunos do curso concomitante. Além das brincadeiras, eles fizeram medição de inclinação de terreno, praticando conhecimentos de topografia, e a montagem do filtro de água utilizando garrafa Pet.