Notícias
Estudantes podem opinar sobre o ensino médio até 06 de julho
Participe
Estudantes, professores e gestores escolares têm até o dia 6 de julho para participarem da Consulta Pública on-line, uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) na Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Até a manhã de 28 de junho, o MEC já contabilizava 71 mil respostas concluídas, desde que deu início a essa etapa da consulta, em 15 de junho. Os estados com maior taxa de participação, proporcionalmente ao tamanho da comunidade escolar, eram Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. O objetivo do MEC é alcançar uma proporção em cada unidade da Federação, de acordo com o número de estudantes, professores e gestores registrados pelo Censo Escolar.
Ferramenta – estima-se que os participantes levem cerca de sete minutos para responder à Consulta Pública on-line. A pesquisa é realizada por meio de recursos de comunicação rápida, utilizando o sistema Pesquizap – um chatbot de WhatsApp especialmente projetado para coletar e mensurar os resultados da pesquisa. Com essa ferramenta interativa, os participantes poderão responder às questões da consulta por meio de seus celulares ou computadores, através de um código QR ou o link disponibilizado pelas próprias escolas.
Há quatro formas de participar e manifestar para o MEC como o ensino médio deve ser:
1. No celular, acessar bit.ly/consultapublicaonlinemec.
2. No computador, acessar bit.ly/consultapublicaonlinemec-web.
3. Escanear o QR CODE, disponível em cartazes nas escolas e no portal do MEC.
4. Enviar a palavra MEC para o número (11) 97715 4092, diretamente pelo WhatsApp.
Apoio das redes – para chegar aos estudantes, professores e gestores, o MEC conta com a colaboração direta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio dos 27 secretários estaduais de educação. Eles auxiliam na divulgação da pesquisa por meio de materiais de apoio disponibilizados aos estados e seus representantes. Essa colaboração é fundamental para engajar e incentivar a participação ativa de professores, gestores e estudantes em todo o país.
Consulta Pública – a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio tem como objetivo consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o ensino médio. A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de Webinários com Especialistas; Ciclo de Seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); consulta on-line com estudantes, professores e gestores; pesquisa presencial representativa; revisão sistemática de produção científica sobre o tema; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), além de um ciclo de reuniões com 30 entidades do FNE. A programação completa está disponível na página do MEC sobre a consulta pública.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sase