CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Estudantes do IFF Bom Jesus se destacam em redação do Enem

Notícias

Estudantes do IFF Bom Jesus se destacam em redação do Enem

Sisu

Prática nas disciplinas dos cursos técnicos do IFF foi importante para o desenvolvimento das habilidades, destacam os candidatos.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/03/2023 13h02, última modificação 02/03/2023 13h28
Arquivo pessoal Egressas de cursos técnicos obtiveram mais de 900 pontos na redação.

Egressas de cursos técnicos obtiveram mais de 900 pontos na redação.

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na última terça-feira, dia 28 de fevereiro, e vários estudantes egressos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana já começam nesta quinta-feira, dia 02 de março, a se matricularem nos cursos que poderão determinar seus futuros profissionais. O destaque dos aprovados no perfil do campus no Instagram é sempre muito esperado pelas comunidades acadêmica e externa, que celebram a conquista dos formandos no início de um novo ciclo. Antes, porém, o IFF Bom Jesus já celebrava o desempenho de estudantes que se superaram em uma parte específica do Exame Nacional do Ensino Médio: a temida redação.

Foram vários os resultados positivos na instituição, o que encheu de orgulho não apenas os discentes, mas os professores que lecionaram a disciplina ao longo do ano letivo. A professora Sarah Vervloet enaltece o empenho dos candidatos. Os alunos que se destacaram certamente conseguiram um equilíbrio entre os estudos e a ansiedade. A dedicação à escrita e reescrita da redação ao longo do ano é importante, mas é fundamental que o estudante vá se preparando também para a prova no geral: simular o dia da prova, compreender o tempo e se preparar tanto física quanto psicologicamente”, pondera.

Aluna da professora Sarah, a agora técnica em Química Eduarda Henrique Gil Alcon obteve 960 pontos em sua redação. Ela afirma que as propostas temáticas de Sarah, assim como as correções e orientações da docente, foram importantes para sua prática e desenvolvimento de habilidades. O preparo para a prova começou ainda no segundo ano do ensino médio, com aulas de cursinho preparatório, e seguiu a partir de abril de 2022. Com base em sua experiência de estudos, ela dá uma dica para quem está se dedicando aos estudos para a próxima edição do Enem. “O primeiro passo é começar a corrigir os erros que são abordados nas correções. E uma palavra a quem se prepara é: nunca desista, pois com muito foco e dedicação, é possível chegar ao resultado desejado”, incentiva.

Michelle Pani Areal Spala Nunes, egressa do Curso Técnico em Informática, se apoiou nos ensinamentos obtidos no IFF para a prova e alcançou 920 em sua produção textual. “Eu tinha uma boa compreensão da estrutura da redação e pratiquei durante o ano, o que me ajudou a obter um bom resultado nessa parte da prova. A maioria das redações que fiz foram propostas pela professora Camila Valinho. Muitas delas eu não sabia nada sobre o tema, então foi bom pra eu aprender a construir uma estrutura que funcionava pra qualquer assunto”, lembra. Para quem está se preparando, Michelle aconselha a aproveitar o conteúdo lecionado na escola e a fazer pausas durante o tempo de estudo. “E tentar manter a calma. Uma prova não define quem você é e sempre vão existir outras oportunidades”, conclui.

A professora Camila cita algumas orientações seguidas por Michelle que podem auxiliar os candidatos que farão a próxima edição da prova. Além de grafia adequada, organização visual do texto e bons desenvolvimentos das ideias, ela sugere que é importante evitar lugares-comuns e investir no uso de repertório sociocultural com referências reais, como filmes, livros e obras. Segundo ela, mídias também são aceitas atualmente. A estudante utilizou a animação Moana, por exemplo, para abordar o tema, que foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".