Notícias
Elementos da cultura indígena são destaque em evento do Campus Bom Jesus
Indígenas do Brasil
Trilha sonora, ornamentação e até o figurino dos alunos criaram o ambiente temático que caracterizou a II Mostra dos Povos Indígenas do Brasil: Permanências e Diversidades, realizada no Campus Bom Jesus do Itabapoana. Alunos e servidores tiveram um dia inteiro dedicado a atividades interdisciplinares, envolvendo as áreas de Sociologia, História, Filosofia, Língua Portuguesa, Educação Física e Artes.
A manhã começou com danças, jogos e rodas de capoeira, seguindo com apresentação de trabalhos relacionados à culinária, lendas, hábitos, entre outros aspectos da cultura indígena. O almoço e os lanches servidos durante o dia também foram preparados para compor o evento, seguindo a temática proposta. À tarde, oficinas de Cinema, Grafismo e Literatura indígena foram oferecidas aos alunos, além de palestras ministradas pelas professoras Marilda Teles Maracci, da Universidade Federal de Viçosa, e Tassia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro, do Campus Maricá do IFFluminense.
Os alunos elogiaram a iniciativa. A estudante do curso técnico integrado em Química, Isabela Valinho, confeccionou o próprio figurino para sua apresentação de dança e contou a lenda indígena da mandioca. “Aprendemos mais por meio de atividades práticas. Espero que venham outros eventos como este”, conta. Victor Jacomini Ferrara é aluno do Colégio Santa Rita e veio ao evento com sua turma: “é um evento importante, porque o índio faz parte de nossa cultura e poucos realmente sabem sobre eles”.
Para a professora Tatiana Sena, coordenadora do Centro de Memória do Campus Bom Jesus, o evento foi muito significativo para a escola. Ela destaca o crescimento da Mostra em relação à primeira edição, já que contou com convidados e palestrantes de outras instituições: “temos tudo para aprimorarmos mais. Podemos melhorar enquanto escola se nos aproximarmos desses povos, dar outro sentido à educação, reconhecer o quanto temos deles em nossa sociedade. Sem trabalhos como este, tudo isso fica perdido”, ressalta.
O evento foi realizado no dia 10 de maio pelas equipes do Centro de Memória, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleo de Gênero, Cineclube Debates, Projeto Intervenções e Arte e Cultura.
Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana