Notícias
Dia de Campo de Equinocultura atraiu alunos e comunidade
Sábado Letivo
Mais de cem participantes marcaram presença no último Dia de Campo do ano realizado pelo curso técnico em Agropecuária. Abordando uma temática que não é trabalhada entre as disciplinas do curso, os organizadores surpreenderam e atraíram a atenção de alunos e apaixonados pela criação de cavalos. Esse interesse foi o que motivou a realização do evento, cuja programação ofereceu dois minicursos e uma palestra.
Acácio Andrade Santos Jr ministrou o minicurso “Casqueamento e Ferrageamento”, iniciando as atividades do dia. “Os cascos dos cavalos crescem constantemente e precisam de cuidados, e os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar um casqueamento e ferrageamento corretos, enfatizando a importância desse procedimento e as consequências do casqueamento mal feito”, explica a professora Rosana Pereira, uma das responsáveis pelo evento. “Manejo Equino” foi o tema do segundo minicurso, ofertado pelo aluno do segundo ano do curso técnico em Agropecuária do Campus Bom Jesus, Hiago Silva Ribeiro. Ele falou sobre o comportamento dos cavalos e os principais tópicos de manejo, abordando aspectos que auxiliam no entendimento de atitudes, raciocínio instintos e modo de vida dos animais. Os dois minicursos aconteceram no Parque de Exposições da Cavil.
“Nutrição e Alimentação de Equinos” foi o assunto da palestra oferecida durante a tarde, no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel. O professor Humberto Pena Couto, da Universidade Estadual Norte Fluminense, destacou a importância do manejo nutricional dos equinos e sua relação com a saúde e desempenho dos animais, que são herbívoros e devem ser alimentados com pasto de boa qualidade. Além disso, devem receber água fresca e suplementação mineral adequada. Ele enfatizou, contudo, que a quantidade e qualidade dos alimentos variam conforme a categoria animal e atividades desenvolvidas.
“Os alunos ficaram bastante satisfeitos com o Dia de Campo, inclusive porque era um sábado letivo, e muitos argumentaram que era mais motivador participar desse tipo de evento do que das aulas em sala, do modo tradicional”, orgulha-se Rosana. O sucesso do evento garantiu o planejamento do próximo encontro, que será dedicado ao produtor de leite. A previsão é que aconteça no dia 25 de maio de 2018 e a realização contará com a parceria da Cooperativa Agrária do Vale do Itabapoana (Cavil).