CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Comunidade escolar participa de palestras sobre Febre Maculosa Brasileira

Notícias

Comunidade escolar participa de palestras sobre Febre Maculosa Brasileira

Saúde

Sessões de educação em saúde visam conscientizar alunos e servidores sobre a doença transmitida por carrapatos.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/06/2017 12h50, última modificação 12/06/2017 12h56
Os participantes das palestras também recebem panfletos com informações sobre prevenção, transmissão, diagnóstico e curiosidades sobre a doença.

Os participantes das palestras também recebem panfletos com informações sobre prevenção, transmissão, diagnóstico e curiosidades sobre a doença.

O Campus Bom Jesus do Itabapoana está localizado às margens do rio Itabapoana, onde a presença de capivaras é notável. Estes animais são hospedeiros do carrapato estrela, um dos principais transmissores da Febre Maculosa Brasileira, doença infecciosa causada por bactéria. Entre os sintomas da doença estão febre, dor de cabeça, tonteira e cansaço, manchas no corpo, além de sintomas respiratórios, urinários, neurológicos e digestivos. Tais sintomas são comuns a outras doenças, podendo dificultar o diagnóstico da febre maculosa.

Preocupados com a população de capivaras presentes na mata ciliar do campus, a direção-geral e diretoria de Apoio Integral à Formação do Estudante (Daife) estão promovendo palestras de orientação para toda a comunidade acadêmica, ministradas pela médica do campus, Ligia Faial. Já foram realizados encontros com os funcionários terceirizados, servidores do setor de infraestrutura e turmas de Agropecuária e Meio Ambiente. A próxima exposição será realizada nesta quarta-feira (14), às 16h, aberta para servidores, terceirizados e alunos interessados.

“Além da ação de conscientização, toda a área de mata ciliar será sinalizada com placas informativas sobre a possibilidade de região com presença do carrapato estrela”, conta Ligia.