Notícias
Alunos da UNATI participam de aula sobre educação sexual
Novembro Azul
"O objetivo é que eles passem essas informações para filhos, netos, bisnetos", disse a professora Elaine Gonçalves.
Sexo na terceira idade ainda é um tabu para muitos. Não para os alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), que participaram de uma aula sobre o tema nesta quarta-feira (23) do Campus Bom Jesus. A professora Elaine Gonçalves foi a responsável pela missão de alertá-los sobre um dado importante: vem crescendo o número de infectados pelo vírus da AIDS com mais de 50 anos no Brasil. Para tanto, ela preparou uma aula tão divertida quanto informativa, deixando os alunos muito à vontade para tratar do assunto.
Utilizando modelos pélvicos e ilustrações, Elaine mostrou os sistemas reprodutores feminino e masculino, enfatizando a importância do uso de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ela destacou a AIDS, em razão da proximidade do Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro. Aproveitando a ocasião do Novembro Azul, a professora reservou um momento para falar sobre o câncer de próstata, explicando como é feito o exame, com o objetivo de desfazer mitos e combater preconceitos.
“Trabalhar com a UNATI é uma experiência muito gratificante, porque não é necessário falar sobre o que fazer, mas alertar. É uma faixa etária que já tem a informação, mas está adormecida. Então tem que ser reafirmada a cada momento”, explica Elaine. Outro objetivo é gerar multiplicadores da informação aprendida, como se compromete a fazer a aluna Terezinha Cruz: “aprendi muita coisa que não sabia, apesar dos anos de prática”, brinca. “Com certeza vou transmitir a outras pessoas".
A aula foi uma iniciativa da UNATI e da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação.
Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana