CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > “Vazio” pauta troca de experiências durante programação do Setembro Amarelo

“Vazio” pauta troca de experiências durante programação do Setembro Amarelo

Saúde Mental

Roda de conversa mediada pelo Cineclube Debates proporcionou momento de diálogo sobre temas sensíveis entre os participantes.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/09/2022 09h30, última modificação 26/09/2022 15h35
Show image carousel Encontro aconteceu no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, do IFF Bom Jesus.

Uma tarde de relatos fortes e discussões profundas sobre o vazio. “As pessoas se abriram, elas entenderam a proposta. Houve diálogo de verdade. Foi muito produtivo”. Assim lembra o professor Rafael Tardin, coordenador do projeto Cineclube Debates e mediador da conversa estabelecida na tarde da última quarta-feira, dia 21, durante a programação do Setembro Amarelo no Campus Bom Jesus. Os participantes tiveram a oportunidade de conversar com a psicóloga do IFF Cambuci, Handyara Rocha, que falou sobre o tema “Vivência: Perspectivas psico-filosóficas sobre o vazio”.

A profissional explica que o sentimento de vazio é uma expressão muito presente nas falas de pessoas que já pensaram ou tentaram tirar a própria vida, justificando a escolha de abordar o tema. “Queríamos proporcionar um espaço seguro para esse debate. A ideia era falar sobre o que é o vazio, de onde ele surge, o que ele produz e como podemos acolher esse sentimento que faz parte da vida, bem como a angústia que surge dessa experiência”, explica.

Handyara afirma que não é possível aniquilar o vazio e a angústia, mas que, pelo contrário, precisamos acolher e olhar para eles como um campo de possibilidades de criação de novas formas de existir no mundo. Ela destaca que, para isso, é fundamental resgatar a escuta e a presença nas relações familiares e sociais.

A participação dos alunos foi a principal atração do encontro. Assim como o professor Rafael Tardin, que relembra os fortes relatos compartilhados naquela tarde, a psicóloga ressalta o valor do compartilhamento das vivências e dúvidas pelos estudantes. “Ali pudemos conversar sobre o quanto é importante olhar para o outro, enquanto um ser humano possível e que não necessariamente vai corresponder às nossas expectativas. Às vezes o que faz sentido na vida de um não faz na vida de outro”, ponderou Handyara. Esse acolhimento despertou os presentes também para o olhar para si, de modo que, entre os muitos relatos, a percepção do que para alguns pode parecer “estranheza”, passou a ser visto como apenas um modo diferente de viver.

A programação do Setembro Amarelo continua nesta semana, nos dias 27, 28 e 30 de setembro. Na terça-feira o evento recebe o Projeto S.O.S. Vida, que também terá um encontro exclusivo com os docentes no dia 28. Na tarde de quarta-feira a Psicóloga Marianna Ferreira fala sobre a relação entre ansiedade, escola e orientação profissional. Encerrando a semana, a professora de yoga e psicóloga Aline Lantiman ministrará uma oficina sobre “Autoconhecimento, corpo e respiração: aprendendo a lidar com a ansiedade na prática”. Confira mais informações no site do evento.