CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Extensão > ThaumaCast > Artigos: CCD E THAUMACAST > ThaumaCast: Conheça o Nosso Projeto

ThaumaCast: Conheça o Nosso Projeto

por Equipe Cineclube Debates publicado 22/09/2021 12h10, última modificação 21/02/2022 10h43
Colaboradores: william.gil@gsuite.iff.edu.br
Conheça aqui um pouco mais do ThaumaCast

Banner ThaumaCast

O Projeto

A proposta do Projeto de Extensão ThaumaCast é a construção de um podcast que comporte a metodologia do diálogo investigativo utilizada pelo Cineclube Debates, tendo por objetivo dar sequência às atividades extensionistas, explorando sua relação com o ensino. Propor a relação entre o uso de podcast, visto então como um dos representantes/expoentes atuais do avanço das TICs e a escola é não ignorar novas maneiras de utilizar as tecnologias para construir conhecimentos. Incorporar essa dimensão tecnológica presente na sociedade atual à educação é algo complexo, necessário e prescrito nos Parametros Curriculares Nacionais (PCNs):

Integrar às práticas educativas o estudo sistemático dos sistemas de comunicação (cumprir o que solicita osPCNs no que diz respeito a observar como os meios de comunicação agem na sociedade e buscar formas decolaborar com nossos alunos para conviverem com eles de forma positiva, sem se deixarem manipular). [...]criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos. […] e melhorar o coeficiente expressivoe comunicativo das ações educativas; como o uso dos recursos de comunicação (rádio, jornal, vídeo, internet) no processo de aprendizagem (SOARES, 2018, p.1).

O objetivo do presente projeto consiste em avaliar as possíveis contribuições do ThaumaCast enquanto ferramenta de ensino interdisciplinar e integração dentro da comunidade escolar do IFFluminense Campus Bom Jesus, e sua relação extensionista com a comunidade de Bom Jesus do Itabapoana.

O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tripé da Rede Federal de Ensino, compõem os aspectos centrais do presente projeto. A proposta do projeto ThaumaCast promove uma relação muito intima entre essas três instâncias, ultrapassando os limites do conhecimento produzido apenas dentro das salas de aula convencionais, levando a democratização e oxigenação da escola. Ao se tratar de uma proposta que busca integrar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) às atividades educacionais, o presente projeto amplia reflexões, práticas e estudos iniciados pelo Projeto de Extensão Cineclube Debates, que em 2020 completou cinco anos de existência.

 

Objetivo geral

O objetivo do presente projeto consiste em avaliar as possíveis contribuições do ThaumaCast enquanto ferramenta de ensino interdisciplinar e integração dentro da comunidade escolar do IFFluminense Campus Bom Jesus, e sua relação extensionista com a comunidade de Bom Jesus do Itabapoana.

O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tripé da Rede Federal de Ensino, compõem os aspectos centrais do presente projeto. A proposta do projeto ThaumaCast promove uma relação muito intima entre essas três instâncias, ultrapassando os limites do conhecimento produzido apenas dentro das salas de aula convencionais, levando a democratização e oxigenação da escola. Ao se tratar de uma proposta que busca integrar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) às atividades educacionais, o presente projeto amplia reflexões, práticas e estudos iniciados pelo Projeto de Extensão Cineclube Debates, que em 2020 completou cinco anos de existência.

 

Pesquisa

A proposta do trabalho será baseada no método de pesquisa-ação devido a possibilidade de um diálogo entre a execução das práticas e a análise das mesmas, com a presença do pesquisador no meio a ser pesquisado e a participação efetiva da comunidade escolar durante todas as etapas da metodologia.

As atividades serão divididas em seis etapas a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2021 no campus Bom Jesus do Itabapoana, junto à comunidade local, outros campi do IFFluminense e instituições de ensino parceiras. Será avaliado a influência do podcast ThaumaCast enquanto promotor de interdisciplinaridade e extensão por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado como instrumento de coleta de dados.

O público-alvo a ser selecionado para o desenvolvimento das atividades propostas no trabalho deverá abranger dois grupos homogêneos dentro da escola e comunidade, com abordagens distintas para cada um deles: Grupo 1: professores que ministram disciplinas propedêuticas e técnicas; Grupo 2: alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Ou seja, a identidade do projeto possui como perfil o caráter de ser uma pesquisa que atua no campo do ensino, sob uma perspectiva que busca estender a relação entre linguagem audiovisual e educação para além da sala de aula e por conseguinte para além do próprio IFFluminense enquanto escola.

Os dados obtidos por meio do Questionário 1 servirão de base para o planejamento, elaboração e produção dos episódios do ThaumaCast. O objetivo é correlacionar as informações de forma a construir episódios que visem o uso em sala de aula com conteúdos presentes no currículo escolar e que busquem a interdisciplinaridade, com a participação de professores de diversas disciplinas da modalidade técnica e propedêutica, e a extensão, por meio de alunos e professores de outras instituições e membros da comunidade.

A produção, edição e veiculação dos episódios do ThaumaCast serão desenvolvidos por meio de programas específicos e serviços de armazenamento automatizados, ambos disponíveis de maneira gratuita. Os episódios ficarão disponíveis de maneira gratuita em plataformas de agregadores de podcasts, como Spotify, Deezer, Google Podcasts e outros. A estrutura de produção envolve temas e conteúdos com possibilidades interdisciplinares,indicados pelos professores no Questionário 1 e extensionistas, com a participação de alunos e professores de outras instituições de ensino e membros da comunidade. Os episódios terão duração variada, com a participação de até 4 pessoas, sendo estas um mediador/apresentador e três convidados. O público externo será composto por alunos, professores e servidores de outros campi do IFFluminense, alunos e professores de instituições de ensino de nível fundamental, médio e superior e membros da comunidade local e de outras regiões do Brasil.

Aliado a isso, os episódios irão abordar, como pretexto para a discussão, obras audiovisuais que fazem relação com os conteúdos discutidos. A divulgação dosepisódios ocorrerá por meio de um Site/Blog elaborado a partir da plataforma Wordpress®, criadoparalelamente às etapas anteriores do projeto, que também possui o objetivo de receber as impressões,reflexões, opiniões, sugestões e críticas do público ouvinte do ThaumaCast. Além do Blog, a divulgaçãoocorrerá nas mídias sociais do projeto, em específico no Instagram e no Facebook.

Os dados coletados do questionário 2 serão analisados a fim de permitir uma compreensão de como os alunos avaliaram o uso do ThaumaCast como ferramenta de ensino-aprendizagem, os pontos positivos e negativos de sua utilização enquanto instrumento digital para os estudos, possíveis ganhos e obstáculos desse processo em relação ao formato tradicional de ensino. A divulgação dos resultados ocorrerá no site do projeto, em eventos de extensão e em artigos.

 

Conceito e Metodologia

Thauma

Para os gregos a palavra significa “espanto” ou admiração em relação ao mundo e seus mistérios.

Thauma (por Platão - Teeteto)

"O que nos faz pensar?" Platão define a origem do pensamento como "thauma" - um espanto, uma admiração. É o ato e a capacidade de ser tocado/a pelas coisas. Trata-se de um olhar capaz de ver em cada coisa uma novidade tal que leve à perplexidade. 

O que nos faz pensar são os problemas que encontramos no decorrer de nossa existência. Eles criam em nós uma situação de estupefação ou de ad-miração, ou ainda de ‘maravilhamento’ - ou seja, o thauma dos gregos. Para enfrentar essa situação dispomos da capacidade de pensar que é acionada por esses problemas e pelo acolhimento deles como objetos de nossa atenção pensante. O thauma, ou a situação problemática com a qual nos deparamos, é o motor acionador do pensar. Essa é a relação básica do thauma com o pensamento: o de ser o agente desencadeador do pensar.

Thauma é palavra grega derivada do verbo thaumazein, que tem sido traduzido por admirar-se. Thauma seria admiração ou espanto frente a algo que desperta nossa atenção de maneira especial, seja pelo inusitado que carrega, seja por provocar alguma estupefação:

“Trata-se de um estado que nos acomete quando nos defrontamos com algo estranho por ser "thaumaston", extraordinário, admirável. No diálogo Teeteto, Platão refere-se a essa admiração como um pathos, um estado interior que sentimos quando algo nos arrebata”, diz Von Zuben (2011, p. 1).

É de Platão ainda, no mesmo diálogo, esta afirmação: “Nosso olho nos faz participar do espetáculo das estrelas, do sol e da abóbada celeste. Este espetáculo nos incitou a estudar o universo inteiro. De lá nasce para nós a filosofia, o mais precioso bem concedido pelos deuses à raça dos mortais.” Ou: “[...] pois a admiração é a verdadeira característica do filósofo. Não tem outra origem a Filosofia. Ao que parece, não foi mal genealogista quem disse que Íris era filha de Taumante.” (PLATÃO, 2001, p. 55)

 

Metodologia

Os episódios do Podcast buscam fomentar o exercício do debate, diálogo e comunicação por meio da oralidade digital, promovendo autonomia e protagonismo dos estudantes, fornecendo um espaço de fala, com pautas que envolvam a interdisciplinaridade e integração, visando promover a divulgação e democratização do conhecimento científico, através de episódios que apresentem conteúdos de relevância científica, tanto sob a ótica do currículo escolar quanto da pertinência em relação ao contexto histórico contemporâneo, exercitando nos participantes a relação entre o pensar (refletir) e o argumentar (se expressar oralmente), fazendo uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na execução das atividades. Se baseando no método de pesquisa-avaliação, as atividades são divididas nas seguintes  etapas: 1 - Construção e aplicação de questionários à professores dos cursos técnicos e integrados, a fim de coletar dados quanto ao uso de podcast no ensino-aprendizagem e indicações de temas a serem trabalhados nos episódios; 2 - Criação, produção, veiculação e divulgação dos episódios do ThaumaCast, utilizando nos episódios a metodologia de diálogo investigativo, com a participação de até quatro pessoas (um mediador, alunos, professores e servidores de outros campi); 3 – Aplicação e avaliação de questionários à alunos dos cursos técnico e integrado do ensino médio, buscando compreender como os alunos avaliam o uso do ThaumaCast como ferramenta de ensino-aprendizagem.

Oralidade

Os debates, cuja a oralidade se faz presente, compõem as atividades extensionistas desenvolvidas como a construção de espaços de discussão, comunicação e troca de saberes, dentro da escola e na comunidade. As ações integram e na mesma medida permitem a comunicação entre alunos de diferentes turmas, cursos e instituições de ensino de níveis diferentes com professores de diferentes áreas (técnicas e propedêuticas), cursos, instituições de ensino de níveis diferentes (fundamental, médio e superior). Tal integração e comunicação, presentes de antemão na metodologia desenvolvida pelo Projeto Cineclube Debates, assumem inúmeras outras possibilidades com o uso do podcast enquanto ferramenta não só de aprimoramento da extensão, mas de sua expansão como elemento presente também no ensino, incluindo conteúdos presentes no currículo escolar e trabalhados também em sala de aula.

 

Para acessar o projeto na íntegra clique aqui.


banner do cineclube debates