Risque e Rabisque
Coordenador: Horácio dos Santos Ribeiro Pires
Resumo: A comunicação através de desenhos é uma linguagem que acompanha os homens desde que eram primitivos, pois deixavam seus registros nas cavernas como um meio de expressão. Tais desenhos se tornaram objeto de grande importância nos estudos sobre comportamento e linguagem humana, pois relatam a história de vida e costumes da época. A inicialização do desenho acontece, na maioria das vezes, antes do momento em que as crianças entram na escola. Os primeiros desenhos são realizados por prazer e são vistos como uma prática recreativa ou uma simples brincadeira. Riscam paredes, chão e até elas mesmas, qualquer lugar onde sintam vontade de o fazer. O desenho como possibilidade de brincar, falar ou registrar um momento, nos traz a reflexão de que ele é um instrumento de muito valor para os educadores. É possível através de uma brincadeira, onde haja a participação do desenho, poder analisar o estágio de desenvolvimento de aprendizagem da criança e perceber sua forma de expressão. O desenho tem como objetivo a construção mental, o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo-emocional do ser humano. A falta dessa prática pode ser prejudicial para criança no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. O presente projeto aborda a importância do desenho no desenvolvimento cognitivo humano tendo como objetivos incentivar o desenvolvimento da percepção, emoção, inteligência e autoconhecimento; valorizar e reconhecer os artistas locais de Bom Jesus do Itabapoana; promover espaços de criação, releituras, expressão; estimular o processo criativo do desenho e suas contribuições para o processo de aprendizagem. O projeto consiste em reunir os talentos do desenho da comunidade interna e externa do IFF Campus Bom Jesus. Pretende-se realizar exposições das produções no campus e na comunidade externa (praça pública, faculdade, escolas, etc.) para divulgar o trabalho e o talento dos participantes. Será criada uma página na internet para contemplar os trabalhos e divulgá-los com mais abrangência. Espera-se que os participantes se sintam estimulados a produzirem e que a comunidade perceba a importância das manifestações artístico-culturais no desenvolvimento humano em sua totalidade. Pretende-se, também, reconhecer os talentos da comunidade, seja na descoberta de novos seja no incentivo aos existentes.