Resumo: Este projeto busca viabilizar caminhos de construção e divulgação de conhecimento que colaborem para a consolidação de uma educação antirracista no ambiente escolar, influenciando, sobretudo, na formação humana de nossos jovens. O intuito é criar possibilidades de reflexão sobre práticas racistas invisibilizadas e, por conseguinte, promover a sensibilização dos estudantes, docentes e demais servidores ante as questões étnico-raciais, rompendo, assim, com o silenciamento e a negação que tanto nos impedem de avançar na superação do racismo. Tendo em vista a relevância de uma proposta dessa natureza, nosso trabalho está ancorado sobremaneira no dispositivo de pesquisa elaborado por Rocha (2006), o qual se dedica a investigar que tipo de educação se prioriza na escola: etnocêntrica ou antirracista? Ressalta-se que optamos por mobilizar esse instrumento de análise à luz de um enfoque enunciativo, entendendo-o como uma materialidade discursiva que produz sentidos, tomando por base a sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin e a Análise de Discurso de base Enunciativa. Em face dessa questão, nossa lente de observação está pactuada no papel desempenhado por escolas da Rede Federal Tecnológica, no âmbito de sua atuação políticosocial, como espaço formativo vetor de práticas significativas que cooperem para a construção de uma educação antirracista, de fato, influenciando amplamente na formação integral da juventude contemporânea, no seio de instituições pluricurriculares, multicampi, com uma multiplicidade de itinerários formativos. Ademais, como forma de interlocução, pretende-se utilizar também o instrumento de pesquisa entrevista sob o viés dos escritos de Daher (1998), com o objetivo de analisar nessa interdiscursividade se os enunciados produzidos por servidores docentes nesse evento reforçam ou mascaram os aspectos apresentados no dispositivo supracitado. Espera-se, assim, que os resultados encontrados sinalizem para a relevância de propostas dessa envergadura no escopo de escolas da Rede Federal Tecnológica, contribuindo, sobretudo, com a implementação de propostas de intervenção pedagógica em ambiente escolar, com vistas à formação integral de cidadãos conscientes do seu papel social, a partir de uma política educacional que reconheça a formação étnica do nosso país, ressignificando conceitos e conteúdos necessários aos conhecimentos históricos e culturais do povo negro e indígena em solo brasileiro.
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