Forma de ingresso
O curso técnico subsequente em eletrotécnica do Campus São João da Barra é ofertado por meio do Itinerário Formativo, o que possibilita que um estudante conclua o curso técnico em eletrotécnica após percorrer o itinerário de formação correspondente. Após a aprovação em cada módulo o estudante recebe a certificação correspondente e pode decidir seguir no itinerário formativo.
O itinerário formativo do curso técnico em eletrotécnica em composto por:
- Módulo 1: FIC de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
- Módulo 2 FIC de Eletricista Industrial
- Módulo 3: FIC de Montador de Painéis Elétricos
- Módulo 4: Módulo de terminalidade para obter o título de técnico em eletrotécnica.
Para cursar os três primeiros módulos, o aluno deve ter concluído o ensino fundamental, sendo exigida a conclusão do ensino médio apenas no 4º módulo do curso. Demais requisitos e procedimentos para ingresso são estabelecidos em edital.
Perfil Profissional
Em consonância com os objetivos gerais e específicos do curso, o Técnico em Eletrotécnica terá atuação marcante em todas as áreas desse setor, podendo atuar nas diversas modalidades de trabalho, tanto na indústria quanto na prestação de serviços. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, sua atuação será no planejamento, execução e supervisão de serviços de instalação, de operação e de manutenção de sistemas, equipamentos e aparelhos elétricos, por meio de interpretação de desenhos, esquemas, diagramas e projetos em geral. Pode elaborar desenhos técnicos, realizar manutenções preditivas, preventivas e corretivas em eletrotécnica, além de participar de atividades de capacitação de equipes técnicas.
Área de Atuação
Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.